RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Rede Universitária de Telemedicina (Rute) com unidades em três estados


Portal Fator Brasil

15.01.2011


A Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto que promove a integração das atividades de telessaúde no país, atinge a marca de 160 instituições beneficiadas no Brasil. Foram três inaugurações em dezembro de 2010: dia 07/12 (terça-feira), na Maternidade Climério de Oliveira e no Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), dia 09/12 (quinta-feira), no Hospital Universitário Alcides Carneiro, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, e dia 10/12 (sexta-feira) no Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Lançada em 2006, a Rute está presente em todas as regiões do país. É uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que recebe recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e é coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela operação da internet acadêmica brasileira.

As instituições que fazem parte do programa são beneficiadas com equipamentos, conexão em banda larga e adequação de salas de videoconferência. O principal benefício é a comunicação entre unidades de saúde do país por meio da utilização de tecnologias de informação e comunicação, para avaliação remota de casos clínicos, pesquisa e educação continuada em saúde, ou mesmo no pré-diagnóstico a distância. Exemplo disso são os Grupos de Interesse Especial (ou SIG, na sigla em inglês), nos quais os profissionais de saúde das instituições pertencentes à rede montam uma agenda de videoconferências. Além de debates e discussões de caso, alguns destes grupos realizam diagnósticos e aulas a distância. Em todo o país, já são 39 SIGs. Os principais beneficiados são alunos, residentes e profissionais do hospital, que podem participar dos SIGs e ter acesso a informações para pesquisa e desenvolvimento.

Rede Universitária de Telemedicina (Rute) - O objetivo da Rede Universitária de Telemedicina é aprimorar a infraestrutura de comunicação para telessaúde presente nos hospitais universitários, criar Unidades de Telemedicina e Telessaúde e promover a integração dos projetos existentes nesta área. A Rute começou em janeiro de 2006, com 19 Hospitais Universitários (HUs); em 2007, esse número dobrou, incluindo todos os HUs nas universidades federais e a implantação de núcleos em IFES ainda sem HUs; em 2008, mais 26 instituições de saúde se associaram através de um convênio da RNP com o Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde; em 2010, são mais 75 instituições, incluindo todos os hospitais públicos certificados de ensino e instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde. Atualmente em sua terceira fase, a rede é formada por 158 instituições, distribuídas por todos os estados do Brasil. Existem núcleos da Rute instalados em hospitais universitários de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Paraná, Bahia, São Paulo, Ceará, Paraíba, Pará, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Amazonas, Mato Grosso, Espírito Santo e Sergipe.

A RNP - Responsável pela introdução da internet no Brasil em 1992, a RNP opera a rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no país. Mantida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infraestrutura de redes de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes.

A rede Ipê é uma infraestrutura de alto desempenho para colaboração e comunicação em educação e pesquisa que alcança os 26 estados da federação e o Distrito Federal, interligando cerca de 600 instituições de ensino superior e de pesquisa e beneficiando mais de um milhão de usuários. A RNP está conectada às redes acadêmicas latino-americana (RedClara), europeia (Géant) e norte-americana (Internet2), além de ter conexão própria com a internet mundial.

fonte: http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=143157

Consulta em noticias