RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Consórcio de ministérios criará rede em arte, cultura e tecnologia


Planeta Universitário

10.01.2011


Uma rede de laboratórios experimentais em arte, cultura e tecnologia será criada neste ano por meio de parceria firmada entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A rede pretende oferecer à comunidade de produtores e pesquisadores do segmento artístico e cultural uma plataforma digital capaz de suportar o desenvolvimento de projetos experimentais de softwares e hardwares. A rede também deve apoiar a realização de obras e espetáculos. Com a parceria, o MinC passa a fazer parte do consórcio já firmado entre a RNP e os ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT). Segundo o coordenador-geral de Cultura Digital do MinC, José Murilo Junior, uma das vantagens da parceria é o fato de que, agora, o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) discute não apenas a infraestrutura de rede, mas também o que vai passar por ela. “O Ministério da Cultura introduziu a reflexão sobre o conteúdo no âmbito do PNBL”, diz Murilo. O MinC vai destinar, inicialmente, R$3,8 milhões à RNP. A previsão é de que até o final de 2011 os primeiros projetos pilotos estejam interligando unidades da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Museus do Rio de Janeiro e São Paulo, além de cinemas universitários de vários pontos do País.

Já a rede de cinemas universitários deve permitir a difusão de conteúdos audiovisuais entre a Cinemateca Brasileira, vinculada do MinC, e os cinemas e salas de exibição das instituições de ensino superior.

“Vai se constituir em um espaço de experimentação para a comunidade acadêmica da área da Ciência da Computação que trabalha com problemas relativos à distribuição de conteúdos audiovisuais em rede”, explica Murilo. O objetivo é melhorar a preservação e a integração de acervos culturais, além de promover a difusão e a ampliação do acesso.

fonte: http://www.planetauniversitario.com/index.php?option=com_content&view=article&id=19436:consorcio-de-ministerios-criara-rede-em-arte-cultura-e-tecnologia&catid=27:notas-do-campus&Itemid=73

Consulta em noticias