RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

RNP e UFMT realizam cerimônia de entrega da nova capacidade da rede Ipê amanhã em MT


Expresso MT

08.04.2011


Primeira rede óptica nacional acadêmica da América Latina, a rede Ipê foi lançada pela RNP em 2005. Em maio de 2011, a rede teve sua capacidade agregada ampliada em 280%, de aproximadamente 60 Gbps para 230 Gbps. Este avanço beneficia diretamente as atividades de pesquisa, ciência, tecnologia, educação superior e cultura do país, além de elevar a Internet acadêmica brasileira ao patamar das mais avançadas redes do mundo.Nesta nova configuração do backbone acadêmico, os enlaces mutigigabits (acima de 1 Gbps) da rede Ipê, que até então somavam 10, serão ampliados para 24 das 27 Unidades da Federação, incluindo Mato Grosso, cuja capacidade será ampliada em quase 20 vezes, de 155 Mbps para 3 Gbps.

A solenidade de entrega da nova capacidade da rede Ipê em Mato Grosso acontece na UFMT, onde a RNP mantém um Ponto de Presença (PoP) da rede, e terá a participação do Diretor Geral da RNP, Nelson Simões, do diretor de Serviços e Soluções da RNP, José Luiz Ribeiro Filho, da reitora da UFMT Maria Lúcia Cavalli Neder, de membros do comitê gestor da Rede Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep) do Mato Grosso, além de representantes de instituições de educação e tecnologia do estado.HistóricoEm maio de 2010 a RNP assinou um acordo com a empresa de telecomunicações Oi, que se comprometeu a disponibilizar parte de sua infraestrutura de fibras ópticas para uso não comercial pela organização. No mesmo ano, a RNP iniciou a implantação da nova geração da rede acadêmica por ela operada.

O acordo foi resultado de um compromisso firmado com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na época da compra da Brasil Telecom (BrT).Para autorizar que a Oi adquirisse a BrT, a Anatel estabeleceu que a nova companhia deveria investir em P&D, ao longo de 10 anos, valores correspondentes a 100% do recolhimento feito anualmente ao Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funtell), o que equivale hoje a cerca de R$ 140 milhões.Sobre a RNPA Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), mantida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), da Educação (MEC) e da Cultura (MinC), é classificada como Organização Social (OS) sem fins lucrativos. Pioneira no acesso à Internet no Brasil, a RNP opera a rede Ipê com Pontos de Presença em 27 unidades da federação.

A rede interconecta mais de 500 instituições de educação superior e de pesquisa. São aproximadamente três milhões e meio de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançada para comunicação, computação e experimentação, o que garante a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.A RNP tem como missão promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil. Por isto, além de prover conectividade, busca também:

- Promover o desenvolvimento tecnológico de novos protocolos, serviços e aplicações de redes;

- Prover serviços de infraestrutura de redes IP (Protocolo Internet) avançadas para atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, educação e cultura;

- Promover a disseminação de tecnologias através da implantação, em nível de produção, de novos protocolos, serviços e aplicações de redes, da capacitação de recursos humanos e da difusão de informações;

- Planejar e empreender projetos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para o desenvolvimento e uso de aplicações e serviços inovadores.

fonte: http://www.expressomt.com.br/noticia.asp?cod=151580&codDep=3

Consulta em noticias