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Campo Grande avança na era digital


Agora Campo Grande

31.12.2010


“Fechamos o ano com um ótimo desempenho”. É com esse o sentimento de dever cumprido que o diretor-presidente do Instituto Municipal de Tecnologia da Informação – IMTI, João Yamaura realiza o balanço do ano e descreve as ações, sistemas e projetos realizados através do IMTI no ano de 2010, não esquecendo dos projetos ainda em andamento.

Na questão da prestação de serviço, o ano de 2010 foi de grandes desafios para o IMTI, com contratação de profissionais especializados, com o desenvolvimento e implantação de diversos sistemas, análises e acompanhamento de novas ações e profissionais que realizam atendimentos durantes os sete dias da semana 24 horas por dia.

Neste ano também foram implementados serviços de atendimento, um Help desk voltado para abertura de Ordem de Serviço para manutenção de equipamentos e outro Help Service voltado para o acompanhamento e reparo no funcionamento dos sistemas da Prefeitura, o que significou mudanças na estrutura para que fosse possível atender sempre melhor nosso cliente. “Com todas essas ações desempenhadas com muito trabalho, nosso objetivo é buscar sempre a satisfação do nosso usuário em nossos atendimentos” esse é o desejo de João Yamaura e toda sua equipe que vê o IMTI como uma empresa pública sólida.

Foram muitos os avanças na área de Tecnologia da Informação – TI em 2010 executados pela administração municipal, demonstrando a preocupação da atual gestão em preparar tanto Campo Grande como seus munícipes para a nova era digital.

A Capital caminha a passos largos para tornar-se uma cidade digital. Para que isso ocorra, foi necessário empenho por parte do poder público e seus administradores e uma implementação na estrutura de rede digital e de facilidades computacionais para prover redes e sistemas para o uso local.

Campo Grande Digital

Prova disso é o projeto Campo Grande Digital que assegura ao cidadão o acesso a informações e serviços eletrônicos para facilitar o seu acesso e, assim, desburocratizar os processos públicos, bem como promover a democratização de acesso à internet gratuita por meio de infraestrutura de telecomunicações própria em toda a cidade, assim estamos preparando o munícipe para um futuro cada vez mais exigente.

Esse projeto permitiu a criação da estrutura da Rede Municipal de Alta Velocidade – Remav. E com a implantação da Remav, Campo Grande possui hoje a maior e melhor infraestrutura de internet de rede privada do país contando, com mais de 300 locais de acesso, gerando uma grande economia de gastos para o município em link de internet.

Isso significa um grande avanço tecnológico, que refletiu na qualidade do serviço público prestado aos cidadãos. Através desta rede, tornou-se possível interligar toda a estrutura da Prefeitura, através de links de rádio e fibra ótica, desta forma unidades como ceinf, escolas municipais, secretarias, incubadoras, postos de saúde, entre outros estão todos conectados a Remav.

Campo Grande conta hoje com uma infraestrutura de tecnologia da informação organizada e eficiente, uma rede que utiliza meios físicos como enlaces de rádio e fibras, para troca de dados com alto desempenho, rumo ao progresso na área de modernização tecnológica. O IMTI é o responsável por essa rede coordenando o projeto de implantação, manutenção e suporte, possuindo uma equipe que monitora a disponibilidade dos links, a qualidade dos sinais, oferecendo suporte para qualquer eventualidade em qualquer uma das localidades que fazem parte da Remav de forma ágil e independente.

Essas iniciativas vêm sempre atreladas ao acesso a serviços via Internet, onde são disponibilizados no site da Prefeitura www.capital.ms.gov.br, ou seja, colocando em prática um sistema de Governo Eletrônico – eGov facilitando trâmites para o cidadão que busca um serviço estreitando assim soluções.

No que se refere à inclusão digital, foi lançado em 2010 o programa Internet Morena que disponibiliza a população sinal de acesso gratuito à internet via wi-fi, na etapa inicial do projeto foram implantados esses acessos gratuitos em três pontos da capital, na praça Ary Coelho, na Feria Central e no Ponto de Integração Avedis Balabanian, em frente à Escola Hércules Maymone. Em 2011 esses pontos de acesso grátis serão ampliados.

Parcerias

Os trabalhos são reconhecidos pelos convites para exposições em eventos nacionais participando como “case” de sucesso no Eu ESRI 2010 – I Encontro de Usuários ESRI Brasil, apresentando a metodologia de desenvolvimento do Sistema Municipal de Geoprocessamento – SIMGEO que tem como objetivo desenvolver mecanismos de produção, gestão e compartilhamento de informações georreferenciadas para planejamento, execução e a avaliação de políticas locais. Bem como a participação no 9º Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial – Cobrac, no qual a Prefeitura foi referência como sucesso em ferramentas desenvolvidas para melhor gerência da cidade.

Participação por intermédio do IMTI no comitê gestor das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa – Redecomep, sendo essa rede uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia sob a coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP que tem como objetivo a implantação de redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país.

A Redecomep além de incentivar a inclusão digital e o acesso à Internet, estimulando assim a aplicação de novas tecnologias como fator de desenvolvimento do país, visa integrar nacionalmente ações de computação avançada e bibliotecas digitais por meio de uma infraestrutura óptica de alta capacidade.

Prêmios

A administração pública municipal também foi premiada e sendo reconhecida nacionalmente com o Prêmio TI & Governo 2010 pelo desenvolvimento do projeto Campo Grande Digital. O Anuário TI & Governo premia os projetos pelos quais uma instituição governamental melhorou seus serviços prestados à sociedade.

A proposta do Prêmio TI & Governo é divulgar as melhores iniciativas de governo eletrônico no Brasil sendo escolhidos os projetos por sua relevância social e por seu caráter inovador; pelo impacto que produziram na administração pública, com a melhoria dos processos, a redução de custos, o ganho de qualidade, o aumento de segurança, a oferta de novos serviços, a melhora no atendimento ao cidadão, a qualidade dos serviços prestados e a transparência.

Encerramos o ano com mais uma conquista, a Prefeitura através da administração do prefeito Nelson Trad Filho foi agraciada com o Prêmio “Prefeito Inovador do Serviço Público Municipal”, proposto pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) e pela Microsoft Brasil aos governos dos municípios na categoria cidade acima de 200 mil habitantes que desenvolvem com qualidade a gestão de informação no serviço público municipal refletindo diretamente na qualidade do serviço oferecido aos habitantes da cidade.

Com a utilização de TI nos diversos sistemas organizacionais do município, resultando em várias vantagens para a prefeitura e os cidadãos, tendo como exemplo a organização, a agilidade, a precisão e inclusão sendo estes pontos determinantes para uma oferta eficiente de serviços. Requisitos estes que foram todos preenchidos pela administração de Campo Grande.

Em tópicos confira abaixo os projetos de modernização e inclusão digital desenvolvidos pela Prefeitura de Campo Grande com o auxílio do IMTI:

Educação:

  • Todas as 93 Escolas da Rede Municipal de Ensino estão informatizadas com laboratórios de informática com no máximo 02 alunos por computador, com acesso à Internet através de rede própria de comunicação de dados;
  • Sistema de Gestão Escolar desenvolvido pelo IMTI que gerencia todo histórico escolar do aluno e apóia a gestão de ações técnico-pedagógicas interligando toda a rede de ensino;
  • Central Permanente de Matrícula e Matrícula Digital que permite aos pais garantir a vaga do aluno por meio da Internet ou pelo telefone;
  • Duas escolas de tempo integral com proposta de ensino voltado à tecnologia apoiado a uma Plataforma de Ensino Virtual em Web 2.0, desenvolvida pelo IMTI. Os alunos realizam seus trabalhos em notebooks que cada um recebe no início do ano letivo;
  • Capacitação dos professores em Tecnologia da Informação com aulas presenciais e à distância;
  • Desenvolvimento de softwares e jogos educativos;
  • Promoção da inclusão digital através do projeto Escola Viva, no qual as escolas municipais abrem sua estrutura tecnológica à população local para a utilização dos laboratórios de informática, para capacitação e uso da internet; a PMCG também conta com seis Telecentros Municipais e está em fase de implantação de mais 26 Telecentros Federais;
  • Internet Morena: Pontos de acesso à Internet (hotspots), liberada para a população na área central e em alguns pontos turísticos do município;

Meio Ambiente:

  • SIMGEO: Uso de ferramenta de Geoprocessamento para planos de manejo das áreas de proteção ambiental – APAS e controle de praças e áreas verdes;
  • Controle de qualidade da água dos córregos, publicada no portal da PMCG através do Programa Córrego Limpo;
  • Sistema de Controle de Podas de Árvores, seguindo o Plano Diretor de Arborização;
  • Portal de Relacionamento com o Cidadão através do site da PMCG recebendo contatos e denúncias de abusos ao meio ambiente;
  • Sistema de Aprovação Digital de projetos arquitetônicos;

Saúde:

  • Divulgação de ações da saúde e campanhas de prevenção através do portal da PMCG;
  • Sistema de Gestão da Saúde Pública, interligando toda a Rede de Saúde do Município, promovendo a gestão, planejamento e controles administrativos, bem como do prontuário dos pacientes. Através do sistema, é possível realizar o agendamento de consultas e exames e atualmente está em fase de implantação uma nova ferramenta que possibilitará a marcação de consultas via portal de telefone;

Organização operacional:

  • SISGRAN – Sistema de Indicadores Georreferenciados, desenvolvido pelo IMTI, utilizado no apoio à gestão de ações e planejamento socioeconômico com resultados publicados na Internet para a população;
  • Sistema Administrativo Financeiro que controla o orçamento e seu desdobramento, apoiando gestão no controle dos gastos públicos e promovendo ações de planejamento da execução orçamentária; os resultados são divulgados através do Portal da Transparência no site da PMCG;

Planejamento estratégico:

  • SISGRAN – Sistema de Indicadores Georreferenciados, desenvolvido pelo IMTI, utilizado no apoio à gestão de ações e planejamento socioeconômico com resultados publicados na Internet para a população;
  • SIMGEO – Sistema Municipal de Geoprocessamento com informações interligadas de todos os órgãos e autarquias do Município para ações de planejamento;

Transparência e gestão orçamentária:

  • Sistema Administrativo Financeiro que controla o orçamento e seu desdobramento apoiando à gestão no controle dos gastos públicos e promovendo ações de planejamento da execução orçamentária; os resultados são divulgados através do Portal da Transparência no site da PMCG;

Atendimentos e serviços ao cidadão e população:

  • Portal do Cidadão no site da PMCG com serviços eletrônicos como Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, emissão de guias para pagamento de tributos, emissão de certidões e alvarás, Central de Atendimento ao Profissional da Construção Civil, Portal do Contador, Denúncias de Crimes Ambientais on-line, além de proporcionar formulário de contato com os órgãos e autarquias da administração;

Melhoria de ambiente e negócios:

  • Empresa Fácil para otimizar a abertura de empresas;
  • Desenvolvimento do novo sistema de processos administrativos em plataforma WEB;
  • Emissão de guias no portal da PMCG para agilizar o recolhimento de tributos;
  • Portal do Cidadão onde o contribuinte pode consultar sua situação fiscal.

fonte: http://www.agoracampogrande.com.br/ver_not.php?id=36759

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