RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Bettina transmite palestra para hospitais do país


Diário do Pará

05.05.2010


Neste mês, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), transmite palestra nas áreas de Otorrinolaringologia e Saúde da Criança e do Adolescente para profissionais de saúde e demais pessoas interessadas aos assuntos nos hospitais universitários de todo o país, via videoconferência SIG (sigla em inglês que quer dizer Grupo Especial de Interesse).

A iniciativa acontece em parceria com a Rede Universitária de Telemedicina (Rute) e envolve outras áreas da saúde. A transmissão da videoconferência no Bettina acontece sempre no auditório da instituição. O SIG Saúde da Criança e do Adolescente acontecerá nesta quinta-feira (6), às 11h, e tratará sobre “O direito da criança e adolescente à saúde: novas perspectivas e realidades”, apresentado por Thiago Luchesi, do Instituto de Altos Estudos Internacionais e de Desenvolvimento (Genebra) e Instituto Zero a Seis (SP).

No dia 17, às 15h, será transmitido o SIG Serviços de Enfermagem dos Hospitais Universitários. O tema, instituição e apresentação ainda serão definidos.

O SIG Oftalmo acontecerá no dia 19, às 12h, com os médicos Frederico e Daniel, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Falta somente a confirmação do tema.

Em seguida (dia 20), às 11h, será transmitido do Hospital Bettina o SIG Saúde da Criança e do Adolescente com o tema “A vigilância do desenvolvimento infantil”, apresentado pela médica do Hospital Bettina, Amira Filgueiras.

Para encerrar a programação, no dia 25, às 10h, será o SIG Orelha, Nariz e Garganta. A médica do HUBFS, Gisele Hennemann Koury, falará da alteração na produção da voz não harmônica, obtida com esforço e sem a possibilidade de variações de seus atributos, vulgarmente referido como “rouquidão”, chamada de disfonia na expressão médica, voltada para os pacientes com alteração de processamento auditivo central.

Rute - A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue), sob a coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Visa a apoiar o aprimoramento da infra-estrutura para telemedicina já existente em hospitais universitários, bem como promover a integração de projetos entre as instituições participantes.

fonte: http://www.diariodopara.com.br/N-88898-BETTINA+TRANSMITE+PALESTRA+PARA+HOSPITAIS+DO+PAIS.html

Consulta em noticias