RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Software livre ganha ferramenta para gerenciar IPV.6


Linux e Cia

13.04.2010


O Ponto de Presença da RNP no Paraná (PoP-PR) colaborou no desenvolvimento do suporte para IPv6 do IPPlan, ferramenta livre para gerenciamento de alocação de endereços IP. Até recentemente, o IPPlan somente comportava endereços IPv4, e não havia solução em software livre que oferecesse gerenciamento para IPv6 de forma satisfatória.

A versão anterior da ferramenta não dava suporte devido a diferença de tamanho dos endereços do IPv4 para o IPv6 – de 32 bits para 128 bits, respectivamente. A contribuição foi adicionada ao software pelo bolsista do PoP-PR, Emanuel Paul Filho, e registrada no changelog da nova versão, juntamente com o nome da RNP e da Universidade Federal do Paraná.

O IPPlan é utilizado no PoP-PR e na RNP. “O impacto será melhorar o registro dos prefixos IPv6 alocados para instituições. que hoje é feito em uma tabela. Como já usamos a ferramenta para o registro de blocos IPv4, então a migração será relativamente fácil. E como a nossa expectativa de uso de IPv6 para o futuro é aumentar cada vez mais, esta documentação é muito importante”, detalha Maurício Chagas, analista do Centro de Engenharia e Operações da RNP.

Entre as funcionalidades do IPPlan estão administração de DNS, cadastro de hardware e importação de definições de redes das tabelas de roteamento e unir redes para torná-las menores ou maiores, entre outros. A versão 6.0-Beta 1, que comporta o IPv6, pode ser baixada no link http://iptrack.sourceforge.net/.

fonte: http://linuxecia.blogspot.com/2010/04/psl-brasil-software-livre-ganha.html

Consulta em noticias