RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Quer ficar informado sobre as principais fraudes que ocorrem na Internet?


Computação em Ação

14.03.2010


Quantas vezes você não recebeu um e-mail malicioso, com um spam, lhe informando que alguma notícia bombástica ocorreu? Pois é, para quem não sabe: existe um serviço de segurança que informa constantemente detarminadas fraudes online! Esses ataques têm como principais alvos temas, atuais, como: BBB 10, contas de Bancos Online, Orkut, entre outros! Então recomendo que conheçam esse serviço e comecem a saber se a notícia é verdadeira ou não, antes de acessá-la!

Num sentido amplo, uma fraude é um esquema criado para obter ganhos pessoais, apesar de ter, juridicamente, outros significados legais mais específicos Fonte WikiPédia

O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, o CAIS/RNP, desde de 2008 exibe uma lista de fraudes, ordenada por datas, com o intuito de conscientizar a comunidade sobre os principais golpes que estão em circulação.

O CAIS/RNP criou esse sistema, como o intuito informativo e educativo. Ele exibe uma coleção de imagens de phishing scam (fraudes eletrônicas) ou malware (código malicioso) veiculados por meio de spam (e-mail não-solicitado).

Trata-se de conteúdo exemplificativo, não exaustivo, uma vez que não é possível contemplar todos os casos de fraudes existentes.

Como ajudar o serviço do CAIS?

Caso você tenha conhecimento de um exemplar que não esteja presente na lista do CAIS, é recomendado que você envie esse material. Inclusive o CAIS incentiva que você o envie para análise para que, se for o caso, passe a integrar ao acervo.

Reporte fraudes:

links maliciosos: artefatos@cais.rnp.br
páginas falsas de instituições: phishing@cais.rnp.br

fonte: http://www.computacao-em-acao.com/2010/03/quer-ficar-informado-sobre-as.html

Consulta em noticias