RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Atalho para o conhecimento

Site de pesquisa gratuito proporciona a internautas um vasto material científico


Diário de Natal

10.03.2010


Um presente e tanto para quem não curte perder muito tempo na web mas enxerga nela o diferencial quando o assunto é pesquisa. Trata-se de um portal - gratuito - de distribuição de vídeos com um acervo exclusivo e bastante diferenciado.

No Zappiens.br você terá a sua disposição, só para citar alguns, vídeos históricos, que antes talvez você só encontrasse no Arquivo Nacional (lá no Rio de Janeiro), além de aulas e eventos da Universidade de São Paulo (USP). Na verdade é um endereço de conteúdo científico, educativo, artístico e cultural em português. Um verdadeiro 'YouTube" de conteúdo científico.

A novidade foi anunciada este mês pelo Comitê Gestor da Internet Brasil (GGI.br) em parceria com o Arquivo Nacional, a USP, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal, na semana passada. Segundo as empresas envolvidas, inicialmente estarão disponíveis materiais do GGI.br e dos parceiros USP e ArquivoNacional. São cinejornais, programas de notícias apresentados antes dos filmes nos cinemas brasileiros entre as décadas de 1930 e 1970. O portal já conta com cerca de 6 mil vídeos.

O conselheiro do Comitê Gestor, que também é um dos coordenadores do projeto, Henrique Faulhaber, acredita que a iniciativa foi uma grande oportunidade de reunir e tornar público acervos raríssimos e exclusivos que podem ser utilizados como fonte para estudo e pesquisa. "Nossa ideia é disseminar cultura, informação científica e tecnológica entre diversas comunidades". Isso sem falar que é uma maneira de divulgar a história do Brasil, com imagens nunca vistas por algumas gerações.

Num segundo momento os organizadores do grande banco de conteúdo pretendem inserir, além dos vídeos, outros conteúdos como fotos e pesquisas em texto das organizações participantes. Um vídeo de uma aula, por exemplo, pode apresentar ligações para imagens ou pesquisas sobre o mesmo tema, facilitando o trabalho de pesquisa de estudantes.

O novo endereço eletrônico traz um sistema de busca bem intuitivo, que funciona por meio de palavras-chave e por tags, permitindo organizar os conteúdos. Não há limite para o tamanho dos arquivos de vídeo e, por conta de direitos autorais, a maioria só poderá ser acessada para visualização via web. Num futuro próximo, o Zappiens.br poderá contar com novas parcerias de organizações que poderão disponibilizar mais acervos.

fonte: http://www.diariodenatal.com.br/2010/03/10/info1_0.php?a=Atalho%20para%20o%20conhecimento

Consulta em noticias