RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Conheça sites úteis que podem auxiliar sua navegação segura na rede

Colunista lista links úteis para identificar vírus, por exemplo. Deixe suas dúvidas, críticas e sugestões na área de comentários.


G1.com.br

08.03.2010


Ao longo de sua existência, a coluna Segurança para o PC já mencionou diversos sites úteis para obter informações e realizar tarefas que ajudam na proteção do PC. Um leitor sugeriu que a coluna fizesse uma lista de 10 sites legais desse tipo e, hoje, a coluna atende o pedido, mostrando alguns sites que podem auxiliar na sua navegação na web e na segurança do computador.

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.), vá até o fim da reportagem e deixe-a na seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.

VirusTotal/Jotti Malware Scan
Quando um arquivo é baixado de algum site ainda desconhecido que não dá para confiar muito, o VirusTotal e o Jotti Malware Scan podem ajudar a descobrir se há algum risco de infecção.

Ao enviar um arquivo para um desses sites, ele é examinado em vários antivírus, permitindo uma análise muito mais profunda sem que você precise ter vários softwares instalados no seu próprio PC – o que, vale lembrar, não é recomendado devido aos possíveis conflitos que podem ocorrer entre os softwares.

Dr. Web URL Scan
Diferentemente do VirusTotal e do Jotti Malware Scan, que só analisam um arquivo que você envia a partir do seu disco rígido, o Dr. Web URL Scan analisa um link. Em outras palavras, você pode verificar um arquivo na internet sem precisar baixá-lo e correr o risco de ser infectado por alguma brecha dia zero, por exemplo.

Scanners On-line
Há ainda outra categoria de softwares antivírus on-line: os que podem analisar os arquivos no disco do seu computador.

Clicando aqui você pode ver uma lista de dez softwares antivírus que fazem análise on-line gratuita no seu PC. Veja aqui uma lista dos principais fabricantes:

Norton Security Scan (Symantec)
McAfee FreeScan
TrendMicro Housecall
F-Secure On-line Scanner

Antes de usar um desses softwares, lembre-se de desativar o antivírus que você tem no seu PC – e também de ativá-lo novamente depois que análise on-line terminar. Esses antivírus on-line não têm recurso de proteção em tempo real.

Microsoft Update Catalog

É fácil atualizar o Windows por meio do Microsoft Update das atualizações automáticas. Porém, os programas de instalação das atualizações não ficam no computador. Para quem precisa gerenciar muitos computadores ou quer continuar com as atualizações, fica complicado. Então, como baixar as atualizações de segurança da Microsoft para instalar em vários computadores?

É esse problema que o Microsoft Update Catalog busca resolver. O site permite que você adicione atualizações de segurança para qualquer versão do Windows a uma “cesta” de downloads. Depois, o download de todas as atualizações pode ser feito de uma vez só e armazenado para uso em vários computadores.

O Microsoft Update Catalog substitui a versão “Corporate” do antigo Windows Update.

Coral Cache

O site que, ao ser mencionado por esta coluna, desencadeou a sugestão do leitor para criar uma lista. O Coral é um “cache proxy”. Ele age como intermediário entre você e o site que está sendo visitado. Mas ele não simplesmente acessa o site – ele também armazena as páginas e os arquivos. Isso significa que o site verá apenas um acesso mesmo se 500 pessoas visitarem a mesma página pelo Coral.

O Coral é muito utilizado por usuários de sites como Digg e Slashdot, que agregam notícias de outros sites por meio de links. Esses sites recebem uma quantidade de tráfego muito grande, mas apontam para páginas em toda internet – páginas que muitas vezes não estão preparadas para receber esse tráfego. O que acontece então é que as páginas ficam inacessíveis, e os usuários não conseguem ver o conteúdo postado.

Muitos usuários, para poupar as páginas “linkadas”, usam o Coral. Com isso, o site recebe bem menos tráfego, e consegue aguentar todos os acessos. Mesmo se ele vier a cair, o conteúdo ainda fica armazenado no Coral, possibilitando que ele ainda seja acessado.

Para usar o Coral, basta acrescentar “.nyud.net” no final do domínio de um endereço. Veja como fica o site principal do G1 e o site da editoria de tecnologia do G1:

http://g1.globo.com >>> http://g1.globo.com.nyud.net

http://g1.globo.com/g1/tecnologia/ >>> http://g1.globo.com.nyud.net/g1/tecnologia/

Cabe uma observação de segurança: jamais acesse um site no qual você tem credenciais de acesso (login/senha). Como tudo fica armazenado em cache no Coral, isso significa que, se você acessar uma página protegida por senha, ela ficará armazenada nos servidores do Coral para qualquer um ver.

Verificação On-line do Conficker
Para determinar se você está infectado com o vírus Conficker, o vírus que mais infectou computadores.

Ao acessar essa página, ela mesma explica o que as imagens significam. Se o navegador não conseguir carregar as três imagens superiores, ou a primeira e a terceira, provavelmente é sinal de infecção.

Essa análise é possível devido ao bloqueio que o Conficker realiza. Ao tentar carregar uma imagem a partir do site das empresas de segurança, a impossibilidade

Whois

O Whois (“quem é?”) é um serviço que permite obter mais informações sobre um site de internet ou sobre um endereço IP. É possível saber, por exemplo, quem é o responsável pelo site ou pelo endereço. Com isso, é possível determinar, às vezes, se um site é confiável.

Existem diversos sites para obter a informação de Whois. A coluna recomenda o “whois.sc”, pela facilidade de uso. Basta digitar:

http://whois.sc/enderecodosite.com

E você verá as informações na tela. Tente:

http://whois.sc/microsoft.com

Note que alguns sites terão informações limitadas nesse serviço. Sites terminados em “.br”, por exemplo, terão pouquíssimas informações ali. No caso do Brasil, o ideal é pesquisar no Registro.br (http://registro.br). Outros países e terminações possuem outros serviços que darão mais informações do que esse whois “genérico” prestado pelo whois.sc.

Pesquisa de CNPJ
Seguindo a dica do Whois em sites brasileiros, temos a pesquisa de CNPJ. Quando um site for comercial, provavelmente o Whois (no Registro.br) informará, além de um número de telefone, o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa. Você pode consultar esse número no site da Receita Federal para obter informações como endereço de cadastro da empresa, data de abertura e atividade comercial.

Sites falsos costumam usar números de CNPJ de outras empresas, sem atividade comercial relacionada com a venda dos produtos em questão. Em outros casos, o site pode mentir que existe por mais tempo do que existe de fato, e, pela data de abertura da empresa, você pode determinar isso. Isso é especialmente útil para saber se você pode confiar em uma loja de comércio eletrônico.

Catálogo de Fraudes do CAIS/RNP
O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) mantém um catálogo com os principais e-mails maliciosos brasileiros que circulam na rede. Se você recebeu um e-mail do qual desconfia, pode consultar o catálogo para verificar se há algum registro. Você também pode colaborar encaminhando a fraude para o CAIS, caso ela ainda não conste na lista.

Down for Everyone or Just Me?
Quem nunca quis saber se um site está off-line para todo mundo ou se é problema na conexão? O site Down for Everyone or Just Me procura responder exatamente essa pergunta.

Basta digitar o endereço de um site e a página dirá se o site está acessível.

Uma dica de uso: em computadores infectados, sites de companhias antivírus ficam bloqueados. Se você não consegue acessar um site de um fabricante antivírus, vale verificar, por meio desse site, se existe algum problema geral ou se é apenas no seu computador – e isso pode indicar uma infecção.

A coluna Segurança para o PC de hoje fica por aqui. Volto na quarta-feira (10) com o pacotão de segurança, respondendo perguntas deixadas por leitores como você. Se você tem alguma pergunta, escreva na área de comentários, logo abaixo. Até a próxima!

fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1519961-6174,00-CONHECA+SITES+UTEIS+QUE+PODEM+AUXILIAR+SUA+NAVEGACAO+SEGURA+NA+REDE.html

Consulta em noticias