RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Softex promove workshop para debater o futuro da indústria brasileira de software e serviços de TI

Encontro comprova importância do planejamento para o sucesso das ações voltadas ao fortalecimento da indústria nacional de Tecnologia da Informação


Segs

02.02.2010


Nos dias 3 e 4 de fevereiro, a Sociedade SOFTEX (www.softex.br) reunirá em São Paulo um seleto grupo de empresários, de representantes do governo e das principais entidades ligadas à indústria brasileira de software em um workshop com o objetivo de elaborar o planejamento estratégico de suas iniciativas no curto, médio e longo prazo. A dinâmica do evento, que contará ainda com a participação de membros da Academia, de institutos de pesquisa e de consultores especializados, inclui a realização de uma série de painéis coordenados pelos Conselheiros da entidade e a organização de grupos de trabalho.

“Não discutiremos apenas as nossas atividades para o próximo biênio, mas também o setor como um todo. A pauta é bastante ampla e contemplará análises sobre o presente e o futuro da indústria de software e serviços no Brasil, tecnologias emergentes, exportação, sustentabilidade, inovação e os desafios e oportunidades para o setor de TI com a realização dos eventos esportivos de 2014 e de 2016”, detalha Arnaldo Bacha, vice-presidente executivo da SOFTEX.

Após a abertura do encontro, agendada para as 9h00, Ruben Delgado, presidente da Assespro Nacional e vice-presidente do Conselho da Sociedade SOFTEX, coordenará o primeiro painel reunindo Laércio Cosentino, CEO da TOTVS; e José Maria Gadanha, vice-presidente da TIVIT. Os executivos analisarão o futuro desta indústria sob a ótica do empresário brasileiro.

O painel seguinte, sob o comando de José Curcelli, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), reunirá Mauro Peres, country manager da IDC Brasil; Dagoberto Hajjar, diretor da consultoria GrowBiz; Hélcio Tessaro, diretor de Recursos Humanos do HSBC GLT; Marco Bravo, diretor de Software Group da IBM Brasil; Sérgio Bampi, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Edson Fregni, sócio-fundador da Sciere Consultores Associados para um debate sobre os impactos das tecnologias emergentes nos negócios, na sociedade e na formação de recursos humanos.

A programação recomeça no período da tarde com uma análise, desta vez sob o ponto de vista do governo, sobre o atual estágio e o futuro da indústria brasileira de software e serviços de TI. Estarão presentes representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia; do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As discussões serão coordenadas por Márcio Girão, secretário-geral da Federação Nacional das Empresas de Informática (FENAINFO).

A questão da exportação, da inovação, da sustentabilidade, da inclusão social e as demandas tecnológicas para o país-sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 serão debatidas por membros da Academia e por especialistas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Este painel terá a coordenação de Gisa Helena Melo Bassalo, diretora da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Antes do encerramento das atividades, Anselmo Gentile, diretor-executivo da ABES, relacionará as conclusões dos principais pontos debatidos na agenda.

A programação do segundo dia do workshop será aberta com um detalhamento das atividades atuais da Sociedade SOFTEX. As apresentações serão conduzidas por Djalma Petit, diretor de Mercado, John Forman, diretor de Capacitação & Inovação; e José Antonio Antonioni, diretor de Qualidade e Competitividade. Em seguida, eles coordenarão a organização de três grupos de trabalho para, a partir das informações apresentadas no dia anterior, discutir os seguintes temas: capacitação, inovação, comunicação e funding; mercado interno, exportação e internacionalização; qualidade e associativismo e Observatório SOFTEX.

“Com esta iniciativa damos continuidade ao que temos feito há alguns anos: consultar a comunidade antes de planejarmos as nossas atividades. A adesão de empresários de peso e de importantes porta-vozes do governo comprova o apoio e o respaldo do setor ao trabalho que temos desenvolvido”, ressalta Descartes de Souza Teixeira, assessor de Planejamento e Gestão da SOFTEX e coordenador do workshop.

“Todo este esforço visa coletar e identificar novas idéias e sugestões a serem utilizadas no Plano de Trabalho desta nova gestão. Nós as colocaremos em um documento que será encaminhado para análise do Conselho de Administração da SOFTEX. A partir delas, novos projetos ou até mesmo novos programas poderão ser desenvolvidos por nós e, com certeza, teremos o apoio do governo e das demais entidades e organizações do setor para a sua implementação”, conclui Arnaldo Bacha.

CONHEÇA A SOFTEX (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Exportação do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). As seguintes diretrizes pautam o trabalho da SOFTEX: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software; capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema SOFTEX” reúne mais de 1.600 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede de agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da SOFTEX contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, ABINNEE, Apex-Brasil, ANPROTEC, ASSESPRO, BID, BNDES, CNI-SENAI, CNPq, FENADADOS, FENAINFO, FINEP, Frente Parlamentar de Informática, MCT/SEPIN, MDIC, SBC e SEBRAE.

fonte: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1853:softex-promove-workshop-para-debater-o-futuro-da-industria-brasileira-de-software-e-servcos-de-ti&catid=48:info-ti&Itemid=329

Consulta em noticias