RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Configurações do Orkut têm recursos para aumentar a privacidade

Cartilha preparada pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS/RNP) apresenta dicas importantes para o usuário do site.


IDG Now

02.02.2010


Maior rede social no Brasil, o Orkut merece atenção especial dos usuários quando o assunto é segurança. Uma cartilha preparada pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS/RNP) tem dicas importantes para o usuário a esse respeito.

* O ponto de partida é observar a conta que estará atrelada ao serviço, pois, para utilizar o Orkut, é necessário criar uma no Google. Esta conta é a mesma usada em serviços como o Gmail, Picasaweb, Blogger, Google Agenda, Docs e Talk, entre outros.

Segundo a cartilha do CAIS/RNP, o ideal é criar uma conta específica para o Orkut.

Isso pode ser feito saindo de um serviço do Google antes de se cadastrar no Orkut. Ao informar seus dados pessoais, é bom informar uma data de nascimento errada e a anote.

Este dado pode ser usado para recuperar sua senha em caso de fraudes.

* "Orkut nos resultados da pesquisa do Google" - Marque a opção "Ocultar informações" para que seu perfil não apareça em pesquisas no portal de buscas.

* "Permitir que pessoas me encontrem pelo meu endereço de e-mail" - Selecione a opção "Não permitir que pessoas me encontrem". Assim, sua privacidade é preservada.

* "Solicitações de amigo podem ser enviadas por" - Opte pela alternativa "Alguém que se enquadra em uma das opções selecionadas a seguir". Isso é importante porque, quanto é mais seguro você restringir o universo de pessoas que podem adicioná-lo como amigo.

Dessa maneira, você evita perfis abusivos que enviam vírus e propaganda. Selecione a opção "Amigo dos Amigos".

* "Permitir que o conteúdo seja acessado por..." - O padrão do Orkut é liberar o acesso de todos a seu conteúdo. . Para restringir o acesso, selecione "Apenas meus amigos" para todos os tipos de conteúdo.

fonte: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/02/02/configuracoes-do-orkut-tem-recursos-para-aumentar-a-privacidade/

Consulta em noticias