RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Intelig: pane afeta internet no RS


Baguete

14.01.2010


O rompimento de um cabo de fibra ótica da Intelig na tarde da quarta-feira, 13, deixou indisponível telefonia e Internet de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Segundo empresários do setor de hospedagem de websites, a rota redundante de fibra óptica que vai para São Paulo apresentou problemas a partir das 12h, o que afetou parte dos serviços da GVT, Telefônica, Global Crossing, Diveo e Nextel.

O rompimento de cabos teria acontecido entre as cidades de Jaboticaba e Colinas (localizado a 125km de Porto Alegre) e provocou indisponibilidade de sites dos bancos Santander e Caixa Econômica Federal, além de páginas do governo.

Para a Kinghost, a pane afetou cerca de 30 mil websites hospedados nos servidores do data center gaúcho. "Isto porque os links de contingência suportaram clientes de algumas operadoras, como Virtua, GVT e RNP, que não foram afetados", declara Juliano Primavesi, diretor da empresa.

Segundo Iedo Sérgio Joner Júnior, da SouthTech Telecom, a companhia também foi afetada, assim como os clientes que possuem acesso dedicado de Internet. "Nenhum dos nossos serviços de telecomunicação ficaram indisponíveis, entretanto, vivenciamos lentidão no acesso à Internet", afirma.

No Twitter, clientes de UOL Host, Terra e Locaweb reportavam problemas relacionados ao rompimento dos cabos utilizando a hashtag #inteligfail.

O serviço da Intelig foi reestabelecido em cerca de três horas. Um problema semelhante, porém em menor proporção, aconteceu em 2009. Na ocasião, a Intelig levou 24 horas para solucionar o caso, segundo empresários do setor.

Ao contatar a Intelig, a reportagem do Baguete apenas foi informada pela assessoria de imprensa que o VP de tecnologia da empresa está apurando o caso.

Vandalismo ou o descarrilamento de um trem nas proximidades do cabeamento estão entre as possíveis causas.

fonte: http://www.baguete.com.br/noticiasDetalhes.php?id=3513351

Consulta em noticias