RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Hackers – ameaça real


Blog Espaço Aberto - Ciência e Tecnologia

15.11.2009


O governo brasileiro nega, mas especialistas não descartam a hipótese de que hackers possam ter atacado o sistema elétrico e provocado o apagão do dia 10 de novembro. Mas serão necessários pelos menos uns dois meses de investigação para analisar todas as possibilidades e chegar a alguma conclusão.

O Espaço Aberto Ciência & Tecnologia desta semana foi ouvir estes especialistas para saber se a ideia tem fundamento, e conhecer um pouco mais sobre o universo dos hackers. Sim, eles podem provocar grandes estragos, mas seu conhecimento excepcional de informática também pode ajudar a sociedade. Confira os horários de exibição ao lado.

O cinegrafista Dennis Zanatta registrou os bastidores da entrevista com James Lewis, um especialista em segurança cibernética, gravada na biblioteca do CSIS, Center for Strategic and International Studies, em Washington (EUA).

E-mails falsos: modo de (não) usar

Estamos cansados de ser alertados sobre e-mails falsos, que levam o usuário a instalar o programa do hacker que depois irá fraudá-lo.

Conhecemos as armadilhas. Mas tanta gente ainda cai…

A criatividade deles é imensa, a nossa curiosidade, infinita. Estão aí as pré-condições para o sucesso das ações dos hackers.

Não tem jeito, tem que ficar esperto. E aproveitar dicas como as da página da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, que catalogou quase 1000 fraudes diferentes que os hackers já fizeram desde 2008. Coisa de profissa, vale a pena olhar. Tem bancos, Orkut, cartões, pedofilia, convites, ameaças, ENEM, promoções. Aquela história toda sobre criatividade que mencionei acima tá toda lá.

E aqui listamos ainda os assuntos mais comuns nas mensagem maliciosas divulgados pela Febraban, a Federação Nacional dos Bancos. Fuja delas e fique atento, porque sempre aparecem outras novas e irresistíveis.

”Você foi vítima de ação de despejo”;

”Veja fotos inéditas do desastre aéreo” de uma determinada companhia;

”Confira fotos eróticas” de um determinado artista;

”Seu nome está na lista do Serasa. Clique aqui para saber detalhes”;

”Recadastre sua senha. Clique aqui”, em nome de um determinado banco;

”Febraban e bancos desenvolvem módulo de segurança. Para obtê-lo, clique aqui.”

”Você recebeu um cartão de alguém especial. Clique aqui”.

Mensagens em nome de entidades como a Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os Detrans estaduais, o INSS e a Receita Federal.

As mensagens mais recentes são enviadas – falsamente – em nome de emissoras de TV, sugerindo ao destinatário que clique em links para supostas fotos de pacientes vítimas da gripe suína.

Comente, participe. O blog é seu.

fonte: http://especiais.globonews.globo.com/cienciaetecnologia/2009/11/15/hackers-ameaca-real/

Consulta em noticias