RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

A outra rede pioneira


O Globo

19.10.2009


De fato, em 1969, quatro máquinas foram interconectadas utilizando um Network Control Procotol (NCP) no projeto Arpanet, mas isso ainda estava longe da combinação de protocolos universais e abertos de transporte e conexão TCP/IP propostos em 1974 (data que pode ser considerada a de nascimento real da internet). Antes disso, no entanto, em 1971, um gênio francês chamado Louis Pouzin montava a rede Cyclades, na França, operando de maneira muito similar ao que viria a ser a internet.

Na verdade, ele foi o primeiro proponente do conceito de transmissão de dados por comutação de datagramas, que depois teve uma versão formulada por Vint Cerf e Bob Kahn en 1974. Por influência americana, Pouzin hoje é basicamente ignorado em quase todas as histórias da internet. Caso parecido ao de Santos Dumont...

(Além de tudo, Pouzin, brilhante e maravilhosamente simpático, é meu amigo. Mexeu com ele, mexeu comigo...) Neste ano de 2009 também celebramos vários aniversários de 20 anos.

Vejamos:

* Em torno de abril de 1989, Demi Getschko recebeu a delegação do domínio de primeiro nível “.br” — ele até hoje é o guardião da nossa identidade na internet, sob a governança do Comitê Gestor da Internet no Brasil, CGI.br (www.cgi.br).

* Em 18 de julho de 1989 começava a operar a primeira máquina Unix do projeto Alternex do Ibase, conectada via linha telefônica pelo protocolo UUCP à internet dos EUA, via Stanford. Nascia o primeiro provedor Internet brasileiro, sem fins de lucro e aberto ao público. Em 1998, a Rits (Rede de In formações do Terceiro Setor) pegou o “bastão” e o projeto conver teu-se no Ritsnet, que existe até hoje, prestando serviços internet sem fins de lucro a entidades civis.

* Em setembro de 1989, oficializouse o que viria a ser uma das redes de ensino e pesquisa mais importantes do planeta, a nossa Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP (www.rnp.br).

* Poderia ainda citar o nascimento da TV a cabo brasileira, com a iniciativa do Padre José Antonio de Lima entre 1988 e 1989 em Santo Anastácio, SP (terra de minha mãe), mas não dá para precisar a data. No entanto, a primeira regulamentação resultante dessas iniciativas surgiu em agosto de 1989 (dados do livro de Samuel Possebon, “TV por Assinatura: 20 Anos de Evolução”, publicado este ano).

Ou seja, há muito a comemorar em 2009, especialmente para as comunicações no Brasil, e cito tanto a TV a cabo como a Internet porque as duas estão rapidamente convergindo mdash; em futuro próximo teremos multiple-play em casa (TV interativa, música, telefonia, Internet), tudo vindo de uma única conexão física.

Carlos Afonso é um dos pioneiros da internet brasileira e representante do Terceiro Setor no Comitê Gestor

fonte: http://www2.oglobodigital.com.br/flip/tools/flipPrint/printMateria.php?id_materia=5a20169b7212b91ab1e09250fd9dcc69

Consulta em noticias