RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Usar internet sem fio ameaça segurança do PC

Internauta está sujeito a "chupins" de conexão e criminosos virtuais


R7

27.09.2009


Tirar da caixa o roteador (aquele aparelho que distribui a conexão de internet "no ar"), plugar os cabos e sair pela casa usando a internet sem fio, sem fazer as configurações adequadas.

Esse tipo de prática é comum e até funciona: o internauta consegue acessar a web e acha que está tudo bem, mas a ansiedade por usar rapidamente esse tipo de ferramenta pode trazer problemas para os usuários – de um vizinho que chupinha a conexão sem ser autorizado a pessoas mal intencionadas que usam a rede alheia para atividades criminosas.

O problema mais perceptível é o "furto" do sinal. Como o laptop fornece uma lista de redes Wi-Fi (sistema de internet sem fio) próximas dali, é possível usar a conexão das que estiverem desprotegidas.

Isso faz com que o internauta que efetivamente paga pelo serviço tenha de "compartilhar" sua conexão com um vizinho, por exemplo, sem saber disso.

Já que há mais gente conectada, a velocidade do acesso tende a diminuir. Ronaldo Castro de Vasconcellos, analista de segurança da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), diz que os internautas podem sofrer financeiramente com isso.

– Como alguns provedores vendem pacotes com um certo tráfego por mês, se o usuário ultrapassar essa cota pode ter de pagar por algo que não usou.

Renato Opice Blum, especialista em direito digital, diz que na teoria até é possível entrar na Justiça pedindo indenização de quem furta o Wi-Fi, mas é muito difícil que isso traga algum resultado.

– Você poderia enquadrar como um crime de furto de energia, quantificar quanto está gastando de energia para que o outro acesse a internet. Mas é uma quantidade tão pequena que se torna caso de furto irrelevante.

O internauta também corre o risco de alguém, com um receptor apropriado, conseguir monitorar as informações trocadas entre o roteador e o PC, com a possibilidade de capturar senhas de banco, por exemplo.

Além disso, caso a rede esteja desprotegida, piratas virtuais podem usar a conexão para atividades ilegais, como enviar spam (aqueles e-mails indesejados enviados em massa) ou acessar pornografia infantil. A advogada Patrícia Peck diz que, nesses casos, o assinante do serviço pode ser responsabilizado.

– O responsável pela conexão não autorizada poderia realizar fraudes bancárias através deste acesso, induzindo as autoridades policiais em erro, pois certamente iniciariam as investigações pelo titular da conexão à internet usada durante as fraudes.

fonte: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/usar-internet-sem-fio-ameaca-seguranca-do-pc-20090927.html

Consulta em noticias