RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

São Paulo debate diretrizes para a Cultura Digital no Brasil


Rede Notícia

24.09.2009


Como fazer para tornar públicos os acervos de museus e bibliotecas na rede mundial de computadores? Como garantir a todos os cidadãos acesso à rede e aos computadores? Questões como estas e muitas outras serão discutidas no ”Fórum Paulista de Cultura Digital”, que acontece entre os dias 9 e 11 de outubro, em São Carlos, a 235 quilômetros da Capital. O evento é promovido pela Comissão Paulista de Pontos de Cultura, pela Teia Casa de Criação e pelo Pontão de Cultura Nós Digitais. Realizado em parceria com o 3º CONTATO – Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica, o Fórum faz parte dos encontros preparatórios do ”Fórum da Cultura Digital Brasileira”, ação do Ministério da Cultura (MinC) que pretende elaborar diretrizes e resoluções para a construção de uma política pública de cultura digital para o Brasil.

As atividades acontecerão na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), promotora do 3º CONTATO. A abertura do evento, no dia 9, terá a participação de Josiane Ribeiro (da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura), Cláudio Prado (do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital) e Daniel Marostegan (da Teia Casa de Criação e Pontão de Cultura Nós Digitais), dentre outros convidados.

No dia 10, o Fórum realiza o debate ”Banda Larga Pública”, com a participação de Álvaro Malagutti, coordenador de projetos da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), e Sérgio Amadeu, sociólogo e professor da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Além disso, haverá uma troca de experiências sobre ”Rádio e Web Rádios em Software Livre”, com Daniel Roviriego (da Rádio UFSCar) e Fabrício Solagnas (da Rádio e TV Software Livre); e um debate sobre ”Tecnologia de Redes Físicas – Nós Digitais”, com o Pontão Nós Digitais.

Já no dia 11 será realizado o debate ”Histórico Software Livre”, com Bruno Souza (da Comunidade Java Brasil) e Rodolfo Avelino (do Coletivo Digital); a troca de experiências ”Música Para Baixar e outras baixarias”, com Everton Rodrigues (do Música Para Baixar), VJ Pixel (do Open Video) e Oona Castro (do Instituto Overmundo); além de debate sobre o ”Fórum Brasileiro de Cultura Digital”, com Cláudio Prado e José Murilo Jr. (da Coordenação de Cultura Digital do MinC).

Todas as atividades do evento paulista contarão com intensa participação de dirigentes do MinC e de mais de 50 representantes de Pontos de Cultura.

Festival

O 3° CONTATO – Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica, que acontece de 7 a 12 de outubro de 2009, é um projeto da UFSCar que fomenta o cenário cultural de São Carlos e região central do Estado de São Paulo. A programação tem debates, oficinas e inúmeras apresentações artísticas e culturais que criam um novo espaço de discussão e reflexão fora das grandes capitais.

Para obter mais informações sobre a programação do Fórum Paulista de Cultura Digital e do 3º CONTATO, acesse www.contato.ufscar.br.

fonte: http://www.redenoticia.com.br/noticia/?p=12634

Consulta em noticias