RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Furg moderniza sistema de informática


Jornal Agora

07.07.2009


A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) realizou na última sexta-feira a modernização de seu sistema de informática. A desativação do antigo sistema main frame IBM, que por 37 anos atendeu às necessidades da instituição e até de outros órgãos públicos da região, foi acompanhada pelo reitor João Carlos Brahm Cousin, pelo vice-reitor Ernesto Luiz Casares Pinto e por toda a equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI/Furg).

Os novos equipamentos permitem atender todo o serviço administrativo e acadêmico da universidade, além de outros itens que surgiram a partir da modernização tecnológica. Entre eles, o mais importante é a Rede Nacional de Pesquisas (RNP), através da qual a rede virtual atinge três mil equipamentos na Furg. Somente em mensagens eletrônicas, a universidade recebe mais de 100 mil por dia. Destes, 20% já são filtrados pelo sistema atual por não atenderem requisitos mínimos de segurança (spams).

Desde 2005, a instituição realiza investimentos no sistema de informática. Durante a desativação do antigo sistema, o reitor da Furg saudou a equipe de servidores do NTI pela dedicação e esforço em atender toda a instituição, mantendo um trabalho eficiente de atualização tecnológica. O Núcleo de Tecnologia da Informação possui uma equipe de 21 servidores e 10 estagiários.

Conforme o diretor do núcleo, Marco Antonio Leandro, todos os serviços administrativos e acadêmicos da Furg eram realizados através do sistema main frame IBM e, desde a aquisição até 1985, foram desenvolvidos também trabalhos para outros órgãos, como o Porto do Rio Grande. Segundo ele, o antigo sistema era extremamente confiável, mas em comparação com os sistemas atuais enquanto um microcomputador simples possui 2 gigabytes de memória, o utilizado pela Furg possuía 246 megabytes, apesar de ter o tamanho de um armário médio.

fonte: http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=19&noticia=67885

Consulta em noticias