RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

PTTsMetro chegam a 100. A qualidade da Internet agradece


Convergência Digital

06.07.2009


Neste início de julho, o Centro de Estudos e pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), comemora a adesão do 100º participante do projeto de Ponto de Troca de Tráfego Metropolitano (PTTMetro). A honra coube à Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), gestora do Autonomous System do Governo do Estado de São Paulo (AS GESP).

Porque você também deve comemorar o feito e procurar saber um pouco mais sobre a iniciativa PTTMetro? Em poucas palavras, porque o objetivo é ter uma internet de melhor qualidade, a custos menores.

Entre os maiores benefícios do projeto estão a economia com gasto de infraestrutura da rede, maior controle sobre roteamento e maior robustez na conexão com outras redes, resultando em melhor desempenho e qualidade para seus clientes e operação mais eficiente da Internet como um todo.

Na opinião de Douglas Viudez, diretor de Produção e Serviços da Prodesp, a conexão do AS GESP com o PTTMetro trará um ganho significativo de desempenho para os órgãos e entidades públicas estaduais na disponibilização de seus serviços e programas de governo eletrônico.

A expectativa é que entre 30% a 40% de todo o tráfego do AS GESP passe pelo PTTMetro, afirma Viudez.

Infraestruturas instaladas pelo Nic.br em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Londrina, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo permitem que a troca de tráfego entre grandes redes, os chamados Autonomous Systems (AS), ocorra o mais próximo possível e com um número reduzido de intermediários.

Estamos bastante satisfeitos com o resultado dessa iniciativa, os Provedores de Serviços Internet estão encontrando outras possibilidades além dos benefícios principais que este projeto traz: melhoria na qualidade da Internet e redução de custo, revela Milton Kaoru Kashiwakura, coordenador do CEPTRO.br.

Os provedores estão percebendo a vantagem de se unirem para levar os benefícios do PTTMetro a áreas distantes de sua atuação, completa ele.

O primeiro grande provedor a aderir à iniciativa, anos atrás, foi o UOL. Hoje, Terra, IG, Google, LocaWeb, Yahoo estão entre os grandes provedores de conteúdo participantes do projeto. A Rede Nacional de Ensino e pesquisa (RNP), do lado dos usuários, também figura entre os pioneiros na iniciativa. O Serpro é usuário em Brasília e vai ser usuário em São Paulo também.

Um dos grandes desafios do NIC.br, hoje, é convencer novos provedores de infraestrutura, como as operadoras de telefonia celular por conta das redes 3G. É importante que a gente tenha a participação desses atores também nessa estrutura de pontos de troca de tráfego, explica Milton.

PPTs Remotos

Outra iniciativa do NIC.br, recém iniciada, é a criação dos chamados PPTs remotos, formados por pequenos municípios não atendendidos por grande provedores. A idéia é a de que esses provedores locais contratem banda em grande quantidade, em conjunto, e se conectem a um ponto de troca de tráfego já existente, através da contratação de links dedicados, compartilhados por todos da localidade de uma forma mais justa. Seria uma forma de alavancar a internet nessas cidades mais distantes sem afunilar o tráfego nos grandes centros urbanos.

Parte do trabalho está concentrado junto aos grandes fornecedores de conexões de rádio, atuantes na última milha, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Uma experiência inicial já está em curso em Campina Grande, na Paraíba.

fonte: http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=19460&sid=54

Consulta em noticias