RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Banda ultralarga carioca


PC Magazine

29.06.2009


Em julho sairá o edital para expansão da banda larga na cidade do Rio de Janeiro, que passará dos atuais 24 Mbps para 233 Mbps. É o que avisa Guilherme Telles, presidente da Empresa Municipal de Informática S/A (IplanRio).Junto com a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (Sect), o IplanRio é responsável por diversas atividades e processos no âmbito do Rio Conectado, programa lançado no início do ano que pretende fazer a Cidade Maravilhosa ser também digital. "A banda [de internet] está bem estressada", resume Telles, lembrando que ela é utilizada atualmente por 700 órgãos públicos municipais, em um universo total de quase 2.300.

O aumento da banda larga virá em conjunto com a instalação da Redecomep no Rio de Janeiro, que, a exemplo do que acontece em outras capitais brasileiras, construirá um anel de fibra ótica na cidade, a fim de conectar as instituições de ensino e pesquisa localizadas no município.

A prefeitura firmou convênio com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), coordenadora da Redecomep, para poder utilizar o anel ótico a fim de expandir sua capacidade. Pelo acordo, o município cede seus dutos já existentes (das companhias de luz, de gás, etc.) para a passagem da fibra e, em contrapartida, a União cede dois pares de fibra para que o município possa aumentar sua conexão.

Com isso, a prefeitura vai conectar com fibra os órgãos que estiverem no caminho do anel, ou seja, aqueles que estiverem fisicamente perto de onde ele passará. Segundo as previsões do presidente da IplanRio, a Redecomep entra em operação em setembro ou outubro. Para complementar e fazer a conexão dos demais órgãos, a tecnologia será sem fio e a escolha já foi feita: WiMax."Serão 11 antenas em pontos estratégicos, dotadas de tecnologia WiMax para interligação das unidades administrativas nas áreas onde não há serviço de banda regular", detalha Telles. O objetivo final é conectar até 2010 todos os 52 órgãos da administração direta e as 2.200 unidades (escolas, hospitais, postos de atendimento, etc.).

Outro edital já no forno e prestes a sair − a previsão de divulgação é meados de setembro − é o que permitirá a atualização do data center. Serão R$ 14 milhões, já autorizados pela prefeitura, para mudar computadores, servidores, roteadores, softwares de gerência de rede, banco de dados, sistemas operacionais, sistemas de gerenciamento do ambiente e outros equipamentos necessários para modernizar o local, administrado pela IplanRio. "Vamos fazer essa revitalização do data center para prover serviços necessários e implementar novidades como a nota fiscal eletrônica", adianta Telles. Segundo ele, dentro do programa Rio Conectado, a intenção é estimular a adoção não só da nota fiscal eletrônica, mas de várias outras aplicações. "Pretendemos adotar um conjunto de aplicações e expandir a ação do Estado, por exemplo, com o Cartão-Aluno, que daria acesso a ônibus, tempo de acesso à internet, e-mail gratuito etc", cita Telles.

Um sistema online de "Alvará já!" também está nos planos, assim como o uso de PDAs por agentes de fiscalização, a possibilidade de fazer matrícula online na rede pública de ensino e a implementação, até 2014, de praças wireless na cidade.

fonte: http://pcmag.uol.com.br/conteudo.php?id=1935

Consulta em noticias