RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

UFCG inaugura hoje a Rede Metropolitana


Jornal da Paraíba

26.06.2009


A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) inaugura hoje, a Rede Metropolitana de Campina Grande (Metro CG) conectando através de uma infraestrutura de fibra óptica em alta velocidade (Gigabits) os principais centros de ensino e pesquisa da cidade, favorecendo aplicações avançadas com grande demanda na transmissão de dados. Por exemplo, imagens e vídeos que passariam três minutos para ser transferidos (download), em 10 a 15 segundos estarão completamente carregados. A solenidade acontece às 10h no Centro de Extensão, no campus Campina.

Inicialmente, foram aplicados R$ 700 mil de investimentos em aproximadamente 40 km de extensão de fibra óptica, conectando UFCG, Parque Tecnológico, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Embrapa, Fapesq, Ifet e Insa. A Metro-CG integra o projeto Redes Comunitárias de Educação e pesquisa (Redecomep) do Ministério da Ciência e Tecnologia, que vai interligar as principais instituições de ensino superior e centros de pesquisa em 27 cidades brasileiras e é coordenado pela Rede Nacional de Ensino e pesquisa (RNP) - uma rede acadêmica que atualmente conecta cerca de seiscentas instituições no país.

A interligação possibilita o compartilhamento da produção acadêmica e o desenvolvimento de projetos de educação a distância tanto com instituições brasileiras como internacionais. Mesmo sob coordenação da RNP, a Metro-CG será gerenciada por um consórcio entre os seus integrantes e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba o administrará. Outras instituições, como a Fiep Prefeitura Municipal, Escola Redentorista, FAP e o Sebrae estarão em breve se interligando.

RNP

Responsável pela introdução da Internet no Brasil, em 1992, a RNP opera a rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no país. Mantida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infraestrutura de redes de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes.

A rede Ipê é uma infraestrutura de alto desempenho para colaboração e comunicação em educação e pesquisa que alcança os 26 Estados da federação e o Distrito Federal, interligando cerca de 600 instituições de ensino superior e de pesquisa e beneficiando mais de um milhão de usuários.

fonte: http://clipping.cservice.com.br/Extranet/materia/uploads/27c5f031-f6d6-488a-b95a-328d37c7d951/27c5f031-f6d6-488a-b95a-328d37c7d951.pdf

Consulta em noticias