RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

CG passa a contar com rede de alta velocidade


Jornal da Paraíba

18.06.2009


A troca de grandes volumes de informações entre pesquisadores de Campina Grande e do resto do país, através da Rede Nacional de Ensino e pesquisa (RNP), com a implantação de uma infraestrutura de redes de fibra óptica, que irá operar em velocidade de até 1 Gbps. A Rede Metropolitana de Campina Grande (Metro-CG) é a única da Paraíba e já está funcionando em caráter experimental. O equipamento será inaugurado oficialmente no próximo dia 26 de junho, na Universidade Federal de Campina Grande.

A Metro-CG é parte da iniciativa Redes Comunitárias de Educação e pesquisa (Redecomep), um projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia, coordenado pela RNP. Para a implantação do projeto na cidade, que é o único existente num município do interior, foram investidos R$ 700 mil. Cerca de 600 instituições de ensino e pesquisa do país estão conectadas nessa rede, facilitando a troca de dados, o desenvolvimento de projetos colaborativos e o uso de aplicações avançadas.

Segundo o secretário-executivo da Metro-CG, Marly Medeiros, as instituições integrantes da rede serão beneficiadas imensamente, já que terão acesso, de forma muito rápida, a arquivos e conteúdos de bibliotecas virtuais de todo o país. “Toda comunidade científica está sendo beneficiada com a implantação dessa rede, por estarem inseridas num composto nacional, com acesso a informações de inovação, pesquisa e ensino que estão sendo desenvolvidas em várias localidades do país de forma muito rápida e ágil”, esclareceu.

A infraestrutura executada tem aproximadamente 40 km de extensão e conecta sete instituições: Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTc-PB); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária (Embrapa); Fundação de Apoio à pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTPB); e o Instituto Nacional Semi-Árido Celso Furtado (Insa-CF).

fonte: http://clipping.cservice.com.br/Extranet/materia/materia.aspx?materia=184777&canal=9781&cliente=Vvr4xo/OO3w=

Consulta em noticias