RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Circuito - Serviços Digitais para a Saúde chegam ao Norte, Nordeste e Centro-Oeste


Site Convergência Digital

05.05.2009


A Rede Nacional de Ensino e pesquisa (RNP) informa: já estão em operação mais quatro embriões de núcleos de telessaúde no escopo do projeto Serviços Digitais para a Saúde, agora nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Estão localizados no Hospital Universitário Júlio Muller, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); na Secretaria Municipal de Saúde de Bragança, associada à Universidade Federal do Pará (UFPA); na Escola Técnica do SUS de Sergipe; e na Secretaria de Gestão do Trabalho e Ensino na Saúde (SGTES), em Brasília.

Criado em parceria pelos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), Educação (MEC) e da Saúde (MS), o projeto Serviços Digitais para a Saúde atua em três frentes: integração da rede do Datasus; implantação de 32 embriões de telessaúde; e o provimento de conectividade de alto desempenho para serviços de videoconferência e de telefonia IP (VoIP) em unidades de gestão do Qualisus, com o objetivo de interligar secretarias de saúde estaduais e municipais.

Os embriões integram a expansão do Telessaúde Brasil, que objetiva integrar as equipes de saúde da família das diversas regiões do país com os centros universitários de referência, para melhorar a qualidade dos serviços prestados em atenção primária, diminuindo o custo de saúde através da qualificação profissional, redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e aumento de atividades de prevenção de doenças.

Com as inaugurações dos embriões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobe para 16 o número total de embriões de telessaúde já em atividade.

fonte: http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=18681&sid=54

Consulta em noticias