RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Vírus: não deixe o inimigo chegar

Evite problemas com os indesejáveis vírus de Internet. Siga as dicas para proteger seu computador e fique atento às pegadinhas que circulam diariamente na rede


O Povo Online

Bruno Balacó

09.02.2009


O professor de matemática Rodrigo Melo, 29, costuma utilizar o computador para fazer os trabalhos da escola onde trabalha. No final do ano passado, ele decidiu fazer um vídeo de fotos especial para exibir na festa de encerramento do ano letivo. Antes que o trabalho fosse concluído, seu irmão utilizou o computador para ‘baixar’ um filme na Internet.

Horas depois, a máquina começou a travar e ficou até sem ligar. Ao enviar o computador para o conserto, o diagnóstico foi simples: vírus! “Tive que formatar a máquina e refazer o trabalho (vídeo de fotos) desde o princípio. Perdi até filmagens caseiras que eu tinha com amigos, em viagens que fizemos”, lamenta o professor.

Assim como Rodrigo, milhões de pessoas são vítimas de vírus, fraudes e contaminação de códigos maliciosos pela Internet. A ameaça pode estar na abertura de links, sites e uso de pen-drives. “Atualmente, os vírus estão menos destrutivos e mais invasivos, com intenção de coletar informações pessoais do usuário, como dados bancários e as senhas que ele utiliza no navegador”, comenta Cláudio Freire Júnior, gerente de uma empresa local que hospeda sites.

No caso dos e-mails, as mensagens que contém vírus procuram explorar a curiosidade dos leitores, pedindo que eles forneçam informações ou entrem em determinadas páginas de acesso. São as chamadas “pegadinhas”. A boa notícia é que a mesma Internet que ajuda a proliferar essas “pragas”, também serve como espaço para informações sobre como proteger o seu computador dessas ameaças.

Uma dessas iniciativas é a da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que criou o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) - www.rnp.br/cais . Em sua página na internet, a RNP preparou um catálogo de fraudes com mais de 500 frases recorrentes que chegam aos e-mails. “Em nossa página, além saber como se prevenir dessas situações, o usuário pode responder a um quiz (perguntas) para testar se ele sabe identificar uma fraude ou não”, destaca o Jacomo Picollini, especialista em segurança de redes de computadores da RNP.

Para o gerente de segurança da Microsoft Brasil, Djalma Andrade, para ter um computador seguro é necessário três ações básicas: uso consciente da internet, escolha de um bom antivírus e a atualização constante do sistema do computador. No caso dos pen drives, a recomendação é simples: “antes de usar um pen drive no computador, é importante que ele (usuário) passe o antivírus. O cuidado deve ser redobrado quando se trata do pen drive de outra pessoa”, reforça. Ele diz ainda que os usuários podem tirar dúvidas sobre acesso seguro na internet no site Navegue Protegido (www.navegueprotegido.com.br).

SIGA AS DICAS E DÊ UM CHEGA PRA LÁ NOS VÍRUS

1 - Não clique em links de e-mails de pessoas desconhecidas. Com apenas um click pode ser instalado um vírus com modificações no seu computador. Além disso, suas senhas podem ser roubadas. Antes de abrir um site desconhecido verifique se é seguro. Não informe dados pessoais, em hipótese alguma, para órgãos e empresas com que você não tem relação.

2 - Quer saber se um link que você recebeu em um e-mail é verdadeiro ou falso? Faça o teste. Clique com o botão direito em cima do link e vá até a opção ‘propriedades’. Compare o endereço que vai aparecer em ‘propriedades’ com o que está no e-mail. Se não for exatamente o mesmo, pode crer: É VÍRUS.

3 - Não visite sites sugeridos em spams (janelinhas de anúncio) que aparecem na tela do seu computador. Você pode ser levado a sites falsos, seus dados financeiros podem ser captados e programas maliciosos podem ser instalados no seu computador.

4 - Desconfie de ofertas ótimas ou tentadoras enviadas para o seu e-mail, vindas de bancos, lojas, operadoras de telefonia e etc?) normalmente essas propostas não são feitas por e-mail.

5 - Denuncie todos os e-mails suspeitos. Para que medidas cabíveis sejam tomadas, encaminhe o falso e-mail para o Centro de Atendimento a Centros de Segurança (CAIS): phishing@cais.rnp.br

6 - Para não cair em pegadinhas, consulte o Catálogo de Fraudes RNP (www.rnp.br/cais/fraudes.php) para se familiarizar com as mensagens falsas mais comuns.

7 - Atualize constantemente o seu computador. Se não souber como fazer isso, peça ajuda. Técnicos em manutenção de computadores ofertam o serviço.

8 - Instale o kit de proteção básica no seu computador: um bom antivírus, firewall pessoal, anti-spyware e Anti-Spam. No caso do antivírus (pesquise com amigos quais são os mais conceituados do mercado) a checagem no sistema deve ser feita diariamente. Hoje, vários antivírus podem ser baixados na Internet gratuitamente.

9 - Quanto ao seu navegador de Internet (Mozilla, Internet Explorer, etc.), procure sempre utilizar as versões mais recentes. A cada nova versão eles estão com mais ferramentas de proteção adicional contra golpes de Phishing.

10 - Troque as senhas usadas na Internet a cada três meses e use sempre oito ou mais caracteres em cada uma, alternando entre letras, números e símbolos. Tente não usar a mesma senha para tudo, separe senhas para e-mails, cadastros e senhas de banco (uma senha diferente para cada ação).

fonte: http://www.opovo.com.br/opovo/link/854383.html

Consulta em noticias