RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Rede de fibra óptica em Campina Grande está quase concluída


JB Online

23.01.2009


PARAÍBA - A conclusão do processo de instalação da rede de fibra óptica de Campina Grande (PB) está prevista para o próximo mês de março. A informação é do técnico em desenvolvimento de Tecnologia Industrial da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), Marly Medeiros.

Trata-se de um capeamento de fibras óticas nas principais instituições de pesquisa e unidades públicas da cidade, seguindo modelo de implantação e gestão proposto no projeto "Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa" – Redecomep.

Em Campina Grande as organizações participantes são o Instituto Nacional do Semi-Árido (Insa/MCT), Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG), Companhia de Água e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa), Companhia Energética da Borborema (Celb), Centro Nacional de Pesquisa de Algodão (CNPA-Embrapa), Escola Técnica Redentorista (Eter), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), Companhia Paraibana de Gás (PB-GÁS), Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), Sindicato das Indústrias de Base Tecnológica (SIBT), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O técnico em informática do Insa (MCT), Pedro Pacheco, enfatiza as melhorias advindas desta tecnologia. Segundo ele, "a rede giga, de alta velocidade, possibilitará a realização de importantes serviços institucionais, como vídeo conferência, sistema VoIP e transferência de arquivos. Construir tais redes pode resultar em enormes economias para as instituições".

A Redecomep é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da RNP.

O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infra-estrutura de fibras ópticas próprias, voltada para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes, de forma a assegurar sua auto-sustentação.

fonte: http://jbonline.terra.com.br/nextra/2009/01/23/e230123890.asp

Consulta em noticias