RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Participantes de Oficina aprovam estande do Navegapará


Agência Pará de Notícias

Camila Parente - Prodepa

07.11.2008


Um espaço informatizado com computadores, rádios e equipamentos tecnológicos de última geração. É assim que o estande do Navegapará marcou presença na 7ª Oficina para Inclusão Digital (OID), que encerra nesta sexta-feira 7, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Com uma super infra-estrutura o estande é auto-explicativo e mostra os sub-projetos do Navegapará, maior programa de inclusão digital do Brasil, por meio de plotagens e equipamentos tecnológicos que remetem aos Infocentros, Cidades Digitais, Infovias e Metrobel.

Além disso, há exposição de outros projetos digitais como o Pararádio (programas de rádio comunitários transmitidos via web), Voip (serviço de telefonia pela internet) e WebTV (transmissão simultânea de eventos via web).

Marcos França, do Centro Educacional de Icoaraci (CEI), aprovou a idéia do espaço que, segundo ele, traduz muito bem o que é o programa. “O estande está muito bem estruturado, com uma linguagem acessível, e consegue passar aos participantes da oficina as ações do Navegapará”, enfatizou.

O Navegapará já tornou Marituba uma cidade digital e também implantou 16 infocentros (espaços públicos de acesso à internet) em vários municípios do Pará como, por exemplo, Santarém, Marabá, Belém e São Sebastião da Boa Vista, no Marajó. Até 2010 o programa irá implantar no total 300 infocentros, beneficiando mais de 2 milhões de paraenses.

Tudo por meio de um convênio de cooperação técnica com a Eletronorte (linhas de transmissão) e Rede Celpa (postes), que permite à administração estadual utilizar os 1,8 mil quilômetros de rede de fibra óptica da estatal, a qual irá fazer a interligação digital entre as regiões paraenses via acesso à internet em barda larga.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), o Navegapará conta ainda com outros parceiros. São eles: Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério das Comunicações (MC), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Universidade Federal do Pará (UFPA), Vale, Unidades do Estado, entidades tais como a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), Banco do Estado do Pará (Banpara) e Banco da Amazônia (Basa).

fonte: http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias.asp?id_ver=34820

Consulta em noticias