RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Conectividade em alta potência

Inaugurada oficialmente há poucos dias, a rede é capaz de transmitir dados com altíssima velocidade. Através da tecnologia da Gigafor será possível interligar instituições de ensino e pesquisa. Novas aplicações surgem a cada dia


O Povo

Bruno Anderson

15.09.2008


A telecomunicação cearense passa por um novo momento. A Rede Metropolitana de Alta Velocidade em Fortaleza, mais conhecida como Gigafor, responsável por cobrir toda área da Capital com uma potente capacidade de transmissão de informações, já está em pleno funcionamento. A rede permitirá ainda o provimento de serviços para aplicações avançadas que beneficiarão diversos setores, sobretudo as instituições de ensino e pesquisa. A Gigafor surgiu a partir do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A rede vai operar, inicialmente, com uma velocidade de 1 Gbp por segundo e poderá, facilmente, ser ampliada para até 100 Gbps. Para se ter uma idéia dessa velocidade (1 Gbp/segundo), ela é mil vezes mais potente que a internet de banda larga que é comercializada. A instalação da Gigafor teve investimentos da ordem de R$ 1,56 milhão, a partir da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e auxílio de outros órgãos.

É na sede da entidade coordenadora da Gigafor, a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), localizada no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), que iniciam as transmissões para toda Capital. Formada por 18 pares de fibras óticas (36 cabos), a rede passa por 25 pontos da cidade, envolvendo 15 instituições parceiras. A extensão da rede possui extensão de 75 km que formam, ao longo da cidade, três anéis óticos (um exclusivo da UFC, uma da Rádio Observatório Espacial do Nordeste (ROEN) e outra para as demais instituições).

Parceria

A transmissão de um ponto para outro só é possível graças a uma parceria firmada com a Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) que permitiu a utilização da infra-estrutura de postes elétricos para passagem das fibras óticas que ligam os todos os pontos da Rede. "As fibras são passadas pelos postes e quando elas chegam à instituição, já entram pela tubulação telefônica dessa instituição e descem até a sala de equipamentos dela, se conecta lá, e de lá já vai para outra instituição", explica o coordenador técnico da RNP em Fortaleza, Marcos Frota.

As aplicações que a Gigafor permite são variadas. Com a tecnologia que a rede propicia será possível ofertar serviços de telemedicina e ter aplicações nos setores de telefonia, internet, transmissões de imagens via satélite e será possível, também, interligar as universidades (Capital e Interior) e centros de pesquisa do Estado, além de possibilitar treinamentos á distância. "Isso é só o no princípio, a capacidade para se criar novas aplicações é imensa, pois surgem novas formas a cada dia", ressalta o José Neuman de Sousa, coordenador do Comitê Gestor da Gigafor.

A tecnologia da rede será incorporada pelo Cinturão Digital, programa do Governo do Ceará que pretende cobrir 82% da área do Estado com internet de alta velocidade, que utilizará as fibras óticas do Gigafor para concretização de sua meta. Fernando Carvalho, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) diz que a Gigafor vai contribuir, além de outras formas, para que as universidades do Estado tenham conexão de alta velocidade para interatividade entre os campi e a realização de suas pesquisas. "A interiorização dos campi universitários é uma realidade e demanda acesso na mesma velocidade da Capital. Portanto, o Cinturão Digital fornecerá toda a infra-estrutura necessária a este intento", disse Carvalho, que destaca que os pesquisadores cearenses, onde quer que estejam, terão os mesmos serviços digitais de pesquisadores de países da América do Norte e Europa.

EMAIS

Sobre o Gigafor

- Possui extensão de 75 km em Fortaleza

- A rede é composta por 15 instituições parceiras mais a RNP

- As instituições parceiras do Gigafor são a RNP Ceará, UFC, Uece, Unifor, Fatene, Cefet, Centec, FIC, Funceme, Escola de Saúde Pública do Ceará, HGF, Secitece, Roen, Instituto Atlântico, Funcap e a Embrapa.

- Possui 25 pontos de distribuição na Capital

- Foi de R$ 1,56 milhão o investimento da instalação da Rede

- Suas principais aplicações são na Telemedicina, Telefonia, Transmissão de imagens de satélites, Treinamento à distância e TV Digital

fonte: http://www.opovo.com.br/opovo/link/819478.html

Consulta em noticias