RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

GigaFor permitirá interação entre instituições

Fortaleza é a oitava capital com a rede metropolitana. Iniciativa vai permitir troca de dados em alta velocidade


Diário do Nordeste Online

Karoline Viana

10.09.2008


Um projeto que permite interligar instituições de ensino e pesquisa de todo o País, promovendo o desenvolvimento científico e a troca dinâmica de informações. Essa é a proposta da Rede Metropolitana de Fortaleza (GigaFor), lançada, ontem à tarde, no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). A iniciativa é do Ministério de Ciência de Tecnologia (MCT), em parceria com o governo do Estado, a Prefeitura de Fortaleza e a Companhia Energética do Ceará (Coelce).

Com investimento de R$ 840 mil e um total de 54 quilômetros de fibra óptica, Fortaleza é a oitava capital brasileira a contar com aparato de redes metropolitanas. O GigaFor conta com 15 instituições participantes, entre universidades públicas e privadas, além de instituições de pesquisa estaduais e federais. A idéia é ampliar a integração entre essas instituições, já que os participantes da rede poderão ter acesso mútuo à produção científica, realizar educação à distância e promover teleconferências.

‘‘O principal benefício é prover essas unidades com uma alta capacidade de transmissão de dados, algo que não é possível com as redes de velocidade básica existentes’’, afirma o presidente do GigaFor, José Neuman de Sousa. A rede metropolitana transmite dados a 1 Giga bit por segundo (Gbps), velocidade mil vezes maior do que as redes de banda larga existentes no mercado.

‘‘Pesquisa não se faz fechado num laboratório, de forma isolada. E em tempos de comunicação global, muito menos. Essa rede vai permitir que pesquisadores possam trocar experiências e colaborar tanto para inserir a instituição em um âmbito global quanto realizar novas práticas em nível local’’, comemora o diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões.

O governador do Estado, Cid Gomes, presente no lançamento, aproveitou para anunciar que, ainda este mês, serão abertas as licitações para o projeto Cinturão Digital, que se integrará ao GigaFor. A proposta é instalar uma infra-estrutura própria de fibras ópticas no Ceará, com o objetivo de prover acesso por banda larga nas principais cidades do Estado. A meta é disponibilizar, até o fim de 2009, uma cobertura para 82% da população através de mais de 3 mil quilômetros de fibra óptica.

fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=570947

Consulta em noticias