RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Rede lançada em Fortaleza vai interligar universidades e institutos de pesquisa


Diário de Cuiabá

09.09.2008


Da ABr - Rio

Com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) no valor atualizado de R$ 1,56 milhão, o Ministério da Ciência e Tecnologia inaugura hoje (9) a Rede Metropolitana de Fortaleza (GigaFor), dentro do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep).

O coordenador do Comitê Gestor do GigaFor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor José Neuman de Sousa, disse que o projeto irá permitir a “interligação de todas as universidades e institutos de pesquisa da capital do Ceará, que vão poder usar uma rede de alta velocidade para ter acesso a aplicações importantes, como o Telessaúde”.

O Núcleo de Telessaúde da UFC, também inaugurado hoje, é composto pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand. As duas unidades fazem parte da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Neuman de Sousa explicou que o GigaFor permitirá a interligação via internet das universidades e centros de pesquisa de Fortaleza com outros institutos nacionais e internacionais.

Segundo ele, a rede já vem operando há cerca de dois meses em caráter experimental e atualmente engloba cerca de 15 instituições públicas e privadas de Fortaleza, dedicadas ao desenvolvimento científico. A plataforma permitirá também uma expansão das atividades de pesquisa na área espacial já que irá possibilitar a transferência de dados científicos, em alta velocidade, gerados na estação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no Ceará.

Sousa afirmou que os próximos passos do GigaFor envolvem a disseminação e a captação de mais parceiros, além da consolidação e atualização do modelo. Segundo ele, outras faculdades e institutos de pesquisa cearenses poderão se integrar ao GigaFor, por meio de um projeto do governo do Ceará para interligação de todos os municípios através de fibra óptica.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Ministério da Ciência e Tecnologia, foi a responsável pela introdução da internet no Brasil, em 1992. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no país. A RNP atinge 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e interliga cerca de 400 instituições de pesquisa.

fonte: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=326762

Consulta em noticias