RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

RNP conecta emissoras públicas à TV Brasil


Executivos Financeiros - Capa

06.08.2008


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), instituição que administra a rede acadêmica brasileira, está prestes a conectar as primeiras seis cidades que participam do projeto Rede de Intercâmbio de TV Pública (RITVp), financiado pela TV Brasil.

O projeto, que visa à transferência de conteúdos audiovisuais, vai interligar as TVs educativas do Rio de Janeiro, São Paulo, São Luís, Brasília, Salvador e Belém aos pontos de presença (PoPs) da RNP. A conexão foi concluída em julho e a previsão para o início da transferência de conteúdo é 8 de agosto.

Em julho, os técnicos das seis TVs que participam da RITVp foram treinados na unidade da Escola Superior de Redes da RNP, da Paraíba. Eles aprenderam a usar a aplicação de intercâmbio de conteúdo audiovisual e conheceram os detalhes da primeira fase do projeto.

A Telefônica foi selecionada para fornecer o link (conexão) em São Paulo. Para Rio, Brasília, Salvador, São Luís e Belém, a Oi fará a ligação das emissoras da TV Brasil e as educativas com a RNP. Neste momento, as operadoras estão fazendo pesquisa de campo para a instalação dos links.

O projeto RITVp surge no âmbito da mudança para a TV Digital, que vem sendo estruturada no País e tem por objetivo implementar uma base digital disponível à pesquisa de conteúdos para todas as TVs públicas e também universitárias, utilizando a infra-estrutura da rede Ipê, infra-estrutura de Internet científica e acadêmica brasileira.

fonte: http://www.executivosfinanceiros.com.br/noticias_mostra.asp?id=36300

Consulta em noticias