RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Lançamento da RITU garante sucesso da rede nacional de TVs Universitárias


ABTU

07.06.2008


A ABTU lançou dia 6 de junho, a primeira rede nacional de TVs Universitárias do país, a RITU. Representantes e idealizadores da versão 1.0 da Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária falaram sobre o projeto, suas vantagens e realizaram uma demonstração do conteúdo.

Para o presidente da ABTU, Cláudio Márcio Magalhães, a rede representa a realização de um sonho antigo. "A RITU tem a idéia de compartilhar, cada um de nós pode oferecer sua programação ao outro", destacou. Durante o evento realizado na Cidade Universitária, em São Paulo, o presidente ainda ressaltou que a RITU vai mudar a maneira de fazer TV. "Passamos a ser responsáveis pela produção de conteúdo que será veiculado para todo o Brasil. Isso incentiva uma melhoria na qualidade do trabalho, o que garante maior visibilidade, deixando de atingir apenas alguns guetos e ampliando os públicos", disse.

A RITU é uma rede de compartilhamento dos vídeos produzidos pelas televisões universitárias do país, permitindo a troca de conteúdos para a construção de uma grade de programação local e 100% universitária. Segundo Cláudio Magalhães, o lançamento da rede reforça a luta política pelo espaço legítimo das universidades. "Estamos mostrando que as TVs Universitárias têm capacidade de ter sua própria programação", afirmou.

Para a troca de conteúdos realizada pela RITU é utilizada uma interface web desenvolvida pelo LaVID/UFPB - Laboratório de Aplicações Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba, fruto das pesquisas desenvolvidas pela RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, parceira do projeto. De acordo com a gerente da RITU, Iara Machado, a experiência viabiliza a realização de um grande objetivo da RNP. "Queremos viabilizar o uso da rede de forma inovadora. A RITU para nós é isso", revela.

Lançada a RITU, segundo Adriano Adoryan, coordenador da rede, o próximo passo é agregar novos parceiros. "Qualquer universidade pode participar do projeto", explica.

fonte: http://www.abtu.org.br/noticias/noticias_da_abtu/36

Consulta em noticias