RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Telemedicina: Hospital Universitário inaugura núcleo


O Estado do Maranhão

22.05.2008


SÃO LUÍS - Na próxima segunda-feira, dia 26, será inaugurado o núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA). Através do núcleo Rute, a UFMA estará integrada a iniciativas de telessaúde de várias partes do país e do mundo, podendo realizar atividades que vão desde a teleducação de profissionais da área médica e a discussão de casos, até o atendimento a distância. A cerimônia de inauguração do núcleo, que estará vinculado ao Núcleo de Gestão de Tecnologia da Informação em Saúde (Nutis) do HUUFMA, será realizada às 15h no auditório do hospital.

Entre os presentes estarão: o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; o secretário estadual da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão, Othon de Carvalho Bastos; e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Sofiane Labidi.

SOBRE A REDE UNIVERSITÁRIA DE TELEMEDICINA (RUTE)

A Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização que também é responsável pela internet acadêmica no Brasil. O objetivo da rede é aprimorar a infra-estrutura para telemedicina presente nos hospitais universitários e promover a integração dos projetos existentes nesta área. Rute é apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue).

Em sua primeira fase, a Rute interconectava 19 instituições. Com sua expansão, anunciada em agosto de 2007, a rede passou a incluir ao todo 57 instituições, distribuídas em todos os estados do Brasil.

fonte: http://imirante.globo.com/plantaoi/plantaoi.asp?codigo1=165413

Consulta em noticias