RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Pesquisa sem gargalo


Agência Fapesp

15.05.2008


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), a Rede ANSP (Academic Network at São Paulo) e o projeto KyaTera – os dois últimos da FAPESP – formalizaram no mês passado parceria com a Global Lambda Integrated Facility (Glif) para compartilhamento de tráfego de redes ópticas para pesquisa por meio de circuitos exclusivos.

São as primeiras instituições da América Latina a se integrar à colaboração internacional que reúne gestores de redes de pesquisa de diversos países.

A adoção dos circuitos virtuais em redes de pesquisa, uma tendência mundial, é tipicamente combinada com o uso da tradicional tecnologia de redes de roteadores internet – o que dá forma às chamadas redes híbridas.

Segundo o KyaTera, no caso da Glif o interesse é exclusivamente pelo estudo dos circuitos virtuais fim a fim, usados geralmente para aplicações que necessitam de grande capacidade de transporte – como, por exemplo, as de vídeo de alta definição –, protegendo outras aplicações do congestionamento da rede.

Esses circuitos já são usados para aplicações na área de física, em colaboração entre pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), instituição participante da RNP, e do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), na Suíça.

Outro potencial usuário do recurso é o Rádio Observatório Espacial do Nordeste (Roen), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, localizado no Ceará e que conta com parceria do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos.

O ponto de interconexão à Glif no Brasil está localizado em São Paulo e se conecta à rede por meio do ponto de interconexão em Miami. O envolvimento das redes brasileiras torna a iniciativa acessível a instituições localizadas em 23 cidades do Distrito Federal e dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, Bahia e Pernambuco, servidas pelo núcleo multigigabit da rede Ipê, pela rede experimental do projeto Giga – coordenado pela RNP e pelo CPqD – e pela rede KyaTera.

Mais informações: www.glif.is, www.kyatera.fapesp.br e http://wiki.glif.is/index.php/SouthernLight (configuração do ponto de interconexão no Brasil).

fonte: http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?id=8841

Consulta em noticias