RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Novo site traz informações atualizadas sobre fraudes online


Terra

31.03.2008


O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa colocou no ar hoje (31) um site com informações sobre fraudes na Internet. A novidade, que funciona como um catálogo online de fraudes, pode ser acessada pelo endereço http://www.rnp.br/cais/fraudes.php.

A iniciativa tem como objetivo contribuir para a segurança dos usuários de Internet alertando sobre problemas como mensagens falsas, roubos de informações pessoais e de senhas de bancos.

Além dos alertas publicados no site, as empresas que produzem soluções de segurança receberão informações sobre as fraudes enquanto provedores de acesso à Internet serão notificados a respeito de links falsos.

Dentre as ações maliciosas reunidas pelo catálogo estão mensagens falsas já conhecidas, como por exemplo as que fingiam ser da Receita Federal, para roubo de CPF, e da TAM, que conteria um link para o vídeo do acidente envolvendo a empresa. No futuro, o serviço deve incluir dicas para facilitar a identificação das manifestações fraudulentas pelo público.

Em 2007, os técnicos do CAIS receberam, em média, 80 arquivos maliciosos por dia.

fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2720405-EI4805,00.html

Consulta em noticias