RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Salvador vai implantar rede de dados de alta velocidade


TI Inside

11.03.2008


A reunião para a definição dos prazos e dos detalhes finais do projeto ocorreu nesta terça-feira (11/3) na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), com a presença de representantes da Prefeitura, do governo do estado e de instituições de ensino superior.

Ainda neste semestre, o governo da Bahia deve implantar a Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa de Salvador (Remessa). A reunião para a definição dos prazos e dos detalhes finais do projeto ocorreu nesta terça-feira (11/3) na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), com a presença de representantes da Prefeitura, do governo do estado e de instituições de ensino superior.

A rede, segundo o secretário estadual de CT&I, Ildes Ferreira, terá velocidade de transmissão de dados quatro mil vezes superior à conexão em banda larga utilizada comercialmente. Ela vai interligar cerca de 20 instituições de ensino localizadas na região metropolitana de Salvador.

O secretário ressalta também que a rede será um importante vetor para o desenvolvimento da pesquisa na Bahia. “Estamos iniciando com nossa capital, mas vamos interligar cidades do interior que possuem instituições públicas federais e estaduais de ensino superior”, declarou Ferreira.

A rede terá inicialmente 120 quilômetros de extensão e 70 pontos, inclusive no local onde será implantado o Parque Tecnológico TecnoVia. Quando estiver operando, a Remessa vai permitir diversas aplicações, como de ensino a distância, telemedicina, convergência de voz e multimídia entre os pontos de presença, dentre outras.

O projeto está sendo coordenado pela Secti, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Prefeitura de Salvador e Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

De acordo com o coordenador Nacional de Projetos da RNP, José Luiz Ribeiro, está sendo acordado um convênio com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) que permitirá o uso dos postes de eletricidade para a implantação das fibras óticas.

fonte: http://www.tiinside.com.br/Filtro.asp?C=263&ID=86312

Consulta em noticias