RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Encontro define implantação do projeto Rute no Estado


UFPA

Ericka Pinto

06.03.2008


Coordenadores dos Campi da Universidade Federal do Pará, secretários municipais de saúde, além de representantes dos hospitais universitários Bettina Ferro de Souza e João de Barros Barreto, participam do Encontro Paraense de Telessaúde, que acontece no Centro de Capacitação (Capacit) da UFPA.

O evento foi aberto nesta quinta-feira (06), com a conferência do representante da Rede Nacional de Pesquisa (RNP/MS), Luiz Ary Messina, que abordou a política do Programa Nacional de Telessaúde, do Ministério da Saúde, e o projeto Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). Esses projetos visam a capacitação profissional na área de atenção básica à saúde e a implantação de alta tecnologia de informação e comunicação que vão possibilitar aos hospitais universitários, por exemplo, a retransmitir de cursos, palestras, cirurgias, o diagnóstico a distância, entre outros serviços.

O Pará deve ser o próximo Estado a implantar o projeto RUTE através dos Hospitais João de Barros Barreto e Bettina Ferro. Segundo o coordenador da Rede no Estado, José Roberto da Cruz, o Hospital Barros Barreto está pronto para iniciar as ações em Telessaúde. “Acredito que dentro de um mês já estaremos fazendo a primeira transmissão para os nove campi da UFPA do curso de capacitação em urgência e emergência para profissionais de enfermagem”, diz.

Segundo a vice-reitora da UFPA, Regina Feio, essa implantação imediata da Rede através dos hospitais universitários é resultado do investimento que a instituição fez em tecnologia da informação e comunicação, criando em todos os campi os Telecentros, nos quais já funcionam os equipamentos de videoconferência. “Os investimentos que virão através do projeto RUTE serão utilizados em outros equipamentos, como nos centros cirúrgicos, onde poderão ser instalados equipamentos de câmera para a transmissão de cirurgias”, destacou.

Para Regina Feio esse é mais um compromisso assumido pela UFPA, que é interiorizar a área da saúde a partir de nova tecnologia. “Este é um evento muito importante para todo o Estado do Pará, porque há necessidade realmente de nós fazermos não só a inclusão social, mas dar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Quando capacitamos os profissionais do interior do Estado, estamos reduzindo a demanda de fluxo pra capital e isso vai refletir na qualidade do atendimento nos hospitais”, ressalta.

Rede – O projeto da Rede Universitária de Telessaúde (RUTE) leva infra-estrutura de telecomunicação em alta velocidade e cria unidades de Telemedicina e Telessaúde nos hospitais universitários, que já somam 19 no Brasil. Destes, doze já estão operando via on-line com videoconferências nacionais e internacionais. Os outros sete hospitais devem estar integrados à Rede até maio deste ano.

Atualmente, nove Estados já implantaram a Rede, atingindo 900 municípios brasileiros. Esses investimentos feitos na área de Telemedicina e Telessaúde são dos Ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia e Saúde.

fonte: http://www.ufpa.br/portalufpa/imprensa/noticia.php?cod=1842

Consulta em noticias