RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Incidentes de segurança nas redes acadêmicas e científicas caem 59%


TI Inside

05.11.2007


O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) registrou queda de 59% nos incidentes de segurança no terceiro trimestre envolvendo as redes de computadores das comunidades acadêmica e científica brasileiras na comparação com o mesmo período de 2006.

De acordo com dados da RNP, 8.080 incidentes de segurança foram detectados e tratados pelos técnicos da RNP no trimestre. Na comparação com igual trimestre de 2006, representa 11,6 mil incidentes a menos. A queda acentuada, segundo a RNP, é reflexo direto das ações proativas do Cais para identificar e erradicar máquinas infectadas e da maior conscientização das instituições em preservar a operação e a integridade de suas redes.

Do total de incidentes de segurança, de acordo com a RNP, 49,12% referem-se a envio de spam em grande escala, 18,57% a tentativas de invasão de sistemas e 13,89% à propagação de vírus e worms através de botnets (computadores infectados e controlados à distância). Também foram tratados 225 casos de troca de páginas, em que o hacker substituiu o conteúdo original de uma página web ou incluiu conteúdo não-autorizado, e ainda 88 casos de phishing, ataques que têm por objetivo obter dados confidenciais de usuários.

O nível de infecção de sistemas e ataques tem diminuído, se comparadas as médias mensais de incidentes dos dois últimos trimestres, de acordo com a RNP. Enquanto no segundo trimestre, a média mensal de ocorrências foi de 3.556, no terceiro trimestre essa média foi de 2.693 ocorrências.

O não aparecimento de um novo worm ou vírus com ação propagadora significativa no período contribuiu para esse cenário de queda. A RNP também diz ter havido uma sensível redução na média mensal na comparação com os dois anos anteriores. Enquanto em 2005 e 2006 a média de incidentes foi de 5.110 e 5.901, respectivamente, neste ano a média baixou para 3.146 incidentes mensais.

O Cais trata incidentes de segurança ocorridos na rede nacional acadêmica e científica (rede Ipê), que conecta cerca de 400 instituições de ensino e pesquisa e mais de 1 milhão de usuários.

fonte: http://www.tiinside.com.br/Filtro.asp?C=265&ID=79881

Consulta em noticias