RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Além das redes de colaboração: Diversidade cultural e as tecnologias do poder


Portal Fator Brasil

29.09.2007


A Casa de Cinema de Porto Alegre realiza ciclos de debates sobre biopolítica e tecnologias, na capital gaúcha, de 15 a 18 de outubro, e em Natal, de 7 a 10 de novembro. Selecionado pelo Programa Cultura e Pensamento 2007 em uma parceria com Associação Software Livre (RS) e Projeto Software Livre do Rio Grande do Norte (RN), os encontros serão abertos ao público, mediante inscrições antecipadas. Transmitidos em tempo real pela web, com possibilidade de interação via chat, através de canal de conversação, os debates ocorrem nos extremos geográficos do Brasil, demonstrando o poder desterritorializante e distribuído da cultura digital e das redes informacionais.

O evento propõe uma reflexão sobre os padrões contemporâneos de dominação, propriedade e poder. O Ciclo Além das Redes de Colaboração: diversidade cultural e as tecnologias do poder trata dos conflitos entre as formas emancipadas que surgiram na sociedade e proliferaram nas redes digitais, em uma economia de bens imateriais e intangíveis. O poder, a cultura, a educação e as formas de distribuição de riqueza são observadas por ativistas e pesquisadores dos fenômenos contemporâneos durante os debates.

Mostrar as possibilidades, a potencialidade e os riscos que as tecnologias do poder trazem para a diversidade cultural e para a emancipação das subjetividades faz parte da temática dos encontros. O curador é Sérgio Amadeu da Silveira, doutor em Ciência Política, e os curadores associados são Nelson Pretto, doutor em Ciências da Comunicação e Giba Assis Brasil, roteirista, montador e jornalista. A coordenação audiovisual do projeto é da produtora Luciana Tomasi, jornalista, cineasta e sócia-diretora da Casa de Cinema de Porto Alegre. Todos as encontros são introduzidos por uma atividade cultural relacionada com o tema da palestra.

As inscrições podem ser realizadas através http://alemdasredes.softwarelivre.org a partir do dia 24 de setembro. A entrada nos debates será permitida mediante a entrega de 2kg de alimentos não perecíveis (de preferência orgânicos).

O Projeto Além das Redes de Colaboração: diversidade cultural e as tecnologias do poder é apoiado pelo Programa Cultura e Pensamento - um conjunto de ações que incentivam o debate crítico. O seu propósito é ampliar os fóruns de reflexão e diálogo em torno de temas relevantes da agenda contemporânea. Uma iniciativa do MinC, com o patrocínio da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo. É coordenado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX) e co-realizado pelo Ministério da Educação (MEC), pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), pelo Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP) e pela TVE-Bahia. Conheça as demais ações e acervo do Cultura e Pensamento no portal http://www.cultura.gov.br/culturaepensamento

Ciclo 1: Porto Alegre – Rio Grande do Sul, dias 15, 16, 17 e 18 de Outubro de 2007, no Auditório da Faculdade de Direito da UFRGS, com capacidade para 330 pessoas.

fonte: http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=20503

Consulta em noticias