RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

USP lança sua IPTV


WNews.com.br

Filipe Pacheco

19.09.2007


Já está disponível para acesso online a plataforma de televisão digital da Universidade de São Paulo, a IPTV USP. O conteúdo está disponível em seis canais diferentes, que contêm material produzido pelos diferentes departamentos e faculdades da USP, primeira na América Latina a utilizar o modelo. Há mais de 1,2 mil horas de conteúdo em acervo.

Para assistir à programação do IPTV USP, o usuário deve entrar no site do serviço e escolher um dos canais. Nele, há também a programação para transmissões agendadas e ao vivo. Gil da Costa Marques, responsável pelo projeto na da CTI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação) da USP, afirma que a IPTV trará contribuição para a sociedade brasileira ao dispor ao público conteúdo produzido pela universidade.

Duas fases

Marques explica que, em uma primeira fase, o objetivo do projeto é colocar no ar conteúdo já existente. No site, são encontrados cinco canais de áreas específicas (ciências; humanidades, arte e cultura, tecnologia e saúde), além de um canal com destaques.

Na segunda fase, o foco será produção de novo conteúdo. Para isso, foram criados quatro centros de produção na USP, que contam com uma comissão docente que avalia o material que vai para a IPTV. A intenção é que sejam criados 15 centros de produção. Kits para transmissão ao vivo foram distribuídos aos principais auditórios de unidades da capital e do interior.

A maior parte do conteúdo poderá ser acessada por qualquer internauta, mas alguns serão exclusivos de alunos da USP. "O acesso a imagens feitas durante uma cirurgia médica na Faculdade de Medicina, por exemplo, estará restrita aos alunos", explica Marques. Caberá às comissões decidir quais conteúdos serão livres.

Sistema desenvolvido com software livre

O sistema foi todo desenvolvido com tecnologia brasileira e a partir de softwares de plataforma livre, e contou com parceria do LARC (Laboratório de Arquitetura e Rede de Computadores) da Escola Politécnica da USP e com financiamento da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). Inicialmente, os servidores do sistema ficarão em São Paulo, São Carlos e Ribeirão Preto.

Há planos de expansão do serviço, com parcerias com outras universidades para produção de conteúdo exclusivo para o IPTV. Nesta sexta-feira, dia 20, será transmitido o primeiro evento científico ao vivo da plataforma. Ele acontecerá em São Paulo e reunirá especialistas para discutir doenças pneumocócicas - meningite e pneumonia principalmente - e será feito em parceria pelo Instituto Sabin, Universidade Federal de São Paulo e Ministério da Saúde.

fonte: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=8948

Consulta em noticias