RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Vitória inaugura rede metropolitana


IDG Now!

29.08.2007


São Paulo - Com 52 quilômetros de extensão, a Metrovix conecta oito instituições de pesquisa.

A rede metropolitana de Vitória (Metrovix) foi inaugurada na segunda-feira (27/08), em cerimônia no teatro da Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes).

Com 52 quilômetros de extensão, a Metrovix conecta oito instituições de modo a facilitar e ampliar a divulgação de estudos científicos, a integração entre universidades e unidades de pesquisa e a troca de informações que exijam grande largura de banda.

Desenvolvido e executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o projeto da Metrovix faz parte da iniciativa Redes Comunitárias de Ensino e Pesquisa (Redecomep). O objetivo da Redecomep é implantar redes ópticas metropolitanas, de alta velocidade, em todo o país, ampliando a capacidade e a qualidade das conexões da comunidade acadêmica à rede Ipê, backbone da RNP.

Segundo a RNP, além do investimento de 1,1 milhão de reais feito pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Metrovix conta com 492 mil reais da Prefeitura de Vitória. Um acordo com a Escelsa, concessionária de energia elétrica do Espírito Santo, permitiu o uso da infra-estrutura de postes da companhia para lançamento dos cabos ópticos da Metrovix.

Participam da rede vitoriense, a Universidade Federal do Espírito Santo, o Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, o Museu Solar Monjardim, o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, a Escola Superior em Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e a Prefeitura de Vitória.

fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2007/08/29/idgnoticia.2007-08-29.4416927840/

Consulta em noticias