RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Da Amazônia para o Brasil por videoconferência

Pesquisador do Pará faz palestra para alunos do Sul e Sudeste sobre plantas da Amazônia


MCT

Cláudia Soares

09.07.2007


Belém - Alunos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal assistiram hoje (9) a uma palestra sobre plantas da Amazônia, em Belém (PA), sem sair de suas escolas. A atividade Videoconciencia nas escolas, realizada hoje (9) durante a 59ª SBPC, foi possível por meio da tecnologia conferência web, disponibilizada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Videoconferência SBPC

Direto do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), unidade do MCT no Pará, o pesquisador Samuel Soares de Almeida falou a estudantes do ensino fundamental sobre as espécies de interesse econômico na região amazônica.

"As plantas de valor econômico da Amazônia abrangem cerca de duas mil espécies, muito além daquelas utilizadas no setor madeireiro, e que são, em sua grande maioria, ainda desconhecidas do ponto de vista científico e tecnológico", explicou o pesquisador.

Segundo Samuel de Almeida, essas espécies podem ser utilizadas por diversos segmentos industriais como alimentos, fármacos, cosméticos, biocombustíveis e biocidas, dentre outros. Durante a videoconferência, os alunos fizeram perguntas, principalmente, sobre biopirataria e patentes.

A sessão de hoje contou com a participação das escolas Pedro II (Rio de Janeiro), Estadual Gonçalves Dias (Porto Alegre), Centro de Ensino Fundamental 15 de Taguatinga (DF) e Municipal Marcelo Alencar, de Petrópolis (RJ), que utilizou a sede do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

Além da Videoconciencia nas escolas, numa outra atividade os pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e do LNCC apresentarão palestras transmitidas do Rio de Janeiro e Petrópolis, voltada para o público que circula pelo espaço da ExpoT&C, durante a Reunião Anual da SBPC.

Programação de terça-feira, 10 de julho

11 horas
Biocombustíveis: produção , uso e oportunidades
Palestrante: Mauricio Franciso Henriques Junior (Tecnologista do INT)

14h30
Videoconciencia nas escolas
Terra Preta de Indio e Terra Preta Nova – quando a arqueologia se une à geoquímica para produzir novas tecnologias
Palestrante: Dirse Clara Kern ( Pesquisadora do Museu Goeldi)

Institutos participantes – MCT:
INT – Instituto Nacional de Tecnologia
LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica
RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
colaboração do MPEG – Museu Paraense Emílio Goeldi

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/44937.html

Consulta em noticias