RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Diversidade Cultural

Evento tem o objetivo de aprofundar as discussões sobre os temas da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais


MinC

Carolina Mazzaro

08.06.2007


O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Políticas Culturais, realizará Oficinas sobre Diversidade Cultural nos dias 13, 14 e 22 de junho. O evento vai aprofundar discussões sobre os temas da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais promovido, em 2005, pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Os debates visam contribuir para a preparação do Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural: Práticas e Perspectivas, agendado para 27 a 29 de junho, em Brasília.

Serão discutidos os temas: Economia da Cultura, Conhecimentos Tradicionais, Cultura Digital e Propriedade Intelectual. A participação no evento poderá ser feita na forma de videoconferência por meio dos pontos instalados no Brasil, no Chile e na Argentina.

Em Brasília, as mesas de discussões serão transmitidas do auditório do Interlegis, localizado no Senado Federal e terá, ainda, um ponto na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Para aqueles que não puderem comparecer em algum dos pontos, será possível acompanhar o evento pela Internet, na página do MinC.

Como preparação para estas Oficinas, desde o dia 16 de maio, o MinC está coordenando um fórum virtual, em forma de blogs, que são constantemente atualizados por um moderador. Estão disponibilizados textos preparados pelos curadores Goerge Yúdice, sobre Economia da Cultura; Sérgio Amadeu, sobre Diversidade Digital e de José Jorge de Carvalho, sobre Conhecimentos Tradicionais. Os documentos estão disponíveis para comentários e provocações.

Essas discussões prévias ao Seminário serão essenciais, também, para a pactuação política das Américas necessária à 1ª Conferência das Partes dos Países Membros da Convenção da Unesco, que será realizada de 18 a 23 de junho, em Paris.

Para participar das Oficinas é preciso preencher o formulário de inscrição e enviá-lo para oficinasprevias@gmail.com.

Confira a programação e os endereços dos pontos de videoconferência.

Informações na Secretaria de Políticas Culturais do MinC: (61) 3316-2288.

fonte: http://www.cultura.gov.br/noticias/noticias_do_minc/index.php?p=27140&more=1&c=1&pb=1

Consulta em noticias