RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Inovação tecnológica e pesquisa acadêmica são temas de simpósio

Evento é aberto com inauguração de rede que vai difundir produção científica


O Liberal

29.05.2007


Começou, ontem pela manhã, em Belém, o 25º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC). O evento é considerado um dos mais importantes do país na área de tecnologia. É a primeira vez que uma cidade do Norte do país se torna sede do evento. Até sexta-feira, 1º, no salão Karajás, do Hotel Hilton Belém, vão acontecer sessões técnicas com apresentação de artigos, mini-cursos, painéis e palestras. A promoção é da Sociedade Brasileira de Computação e a organização, em Belém, ficou a cargo da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade da Amazônia (Unama) e Centro Universitário do Pará (Cesupa).

Segundo Antônio Jorge Abelém, coordenador local do evento, cerca de mil pessoas estão inscritas no simpósio. 'Estamos recebendo vários convidados para discutirmos as inovações tecnológicas e os avanços na área de pesquisa científica no mundo acadêmico', explicou.

As últimas edições do simpósio receberam de 800 a 1200 participantes que incluíam professores e pesquisadores nacionais e internacionais, profissionais de empresas, representantes de órgãos governamentais e alunos de graduação e pós-graduação. Em Belém, as inscrições totalizam mil. 'Belém sempre teve um papel importante na área da pesquisa. Os profissionais locais entendem a importância de ter um evento desse porte ao seu alcance. Acredito que nesses dias do simpósio poderemos trocar muitas informações', observou.

O SBRC é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC).

A programação do simpósio prosseguiu ontem à noite com a inauguração da Rede Metropolitana de Belém, a Metrobel. Com isso, Belém é a primeira cidade do País a ter uma rede óptica metropolitana para a comunidade acadêmica. A inauguração foi durante o 8º Workshop Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que integra o seminário. O evento contou com as presenças do subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia, Avílio Franco. Na ocasião, o governo do Estado anunciou que já assinou um convênio com as Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) com vistas a ampliar ainda mais o projeto.

Com 52 quilômetros de extensão, a Metrobel vai conectar doze instituições de ensino e pesquisa ao backbone da RNP. São elas: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade da Amazônia (Unama), Centro Universitário do Pára (Cesupa), Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), Embrapa Amazônia Oriental, Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Centro Nacional de Primatas (Cenp), Instituto Evandro Chagas (IEC), Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam) e o Serviço Geológico do Brasil - Superintendência de Belém (CPRM).

De acordo com o coordenador técnico do projeto, Antônio Abelém, a Metrobel facilitará e ampliará a divulgação de estudos científicos, a troca de informações que exijam grande capacidade de banda e a integração entre universidades e unidades de pesquisa. 'Esse projeto é um marco para Belém, porque vai não só melhorar a comunicação entre as instituições, como dentro de um mesma instituição', explica.

Consulta em noticias