RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Empresas brasileiras vão receber tecnologias avançadas em rede óptica de alta velocidade


Agência Brasil

José Carlos Mattedi

04.04.2007


Brasília - O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) repassará para seis empresas tecnologia avançada para a produção de equipamentos para a rede óptica de alta velocidade. Com a transferência de tecnologia, as companhias terão condições de oferecer equipamentos extremamente avançados às operadoras de telecomunicações, proporcionando a evolução das redes ópticas no país.

O anúncio foi feito hoje (4) durante solenidade que reuniu os ministros das Comunicações, Hélio Costa, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, o presidente da CPqD, Hélio Graciosa, e as empresas beneficiadas. O critério de seleção baseou-se na capacidade técnica, no desempenho financeiro e no modelo de gestão, além de já estarem produzindo sistemas ópticos ou que estavam apostando neste mercado.

Padtec, Asga, Digitel, Optolink, Plêiades e Lithustech formam o grupo de empresas que receberão as novas tecnologias, para produzir amplificador óptico com a AGC Híbrido, sistemas DWDM de 16 canais de até 10 GB/s, sistemas cross-connect óptico – fase 1/ hardware, além de equipamentos complementares com equalizador dinâmico de potência óptica e o analisador diagrama de olho.

Com essas novas tecnologias, disse Hélio Costa, as companhias vão se tornar mais competitivas, oferecendo equipamentos avançados às operadoras de telecomunicações. “Isso mostra a capacidade dos nossos cientistas, técnicos e institutos de pesquisa. Conseguimos desenvolver ferramentas importantes, que vão aumentar a velocidade em fibras ópticas. É a prova da capacidade científica brasileira”, frisou o ministro.

Para o presidente da Padtec, Jorge Salomão Machado, a transferência de tecnologia é importante pois agrega inovação e competitividade aos produtos. “Isso vai representar sucesso às companhias no mercado interno e estrangeiro”, destacou. Segundo ele, o cidadão também sai ganhando, ao ser ofertado por melhores serviços, sem contar a geração de riqueza e oportunidades de trabalho.

O processo de transferência de tecnologias será realizado pela Rede Giga (Projeto de convergência tecnológica de rede IP e redes ópticas de alta velocidade), que conecta 20 instituições brasileiras numa distância de 750 quilômetros. Com investimentos de R$ 55 milhões, o Giga é uma parceria do CPqD com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e compreende a pesquisa e o desenvolvimento de uma rede de alta capacidade de tráfego, flexibilidade e qualidade de transmissão em tempo real, utilizando-se das redes IP e WDM.

fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/04/04/materia.2007-04-04.0720367359/view

Consulta em noticias