RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

MCT e GDF fecham acordo para instalação de computadores na Biblioteca Nacional

A previsão é de que no dia 21 de abril as máquinas estejam funcionando


MCT

Carlos Freitas

28.02.2007


O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, assinaram na tarde de ontem (27) acordo que vai promover a implantação de 100 computadores na Biblioteca Nacional, situada no Conjunto Cultural da República, em Brasília.

O projeto é um grande estímulo para os estudantes da capital, que terão a possibilidade de realizar pesquisas e acessar um grande conteúdo de informações.

"O usuário da Biblioteca Nacional terá acesso a dezenas de bibliotecas do mundo e a milhares de periódicos, tendo os meios mais modernos de consultas a teses e documentos", afirma o ministro Sergio Rezende.

O governador Arruda complementa: "Com a ajuda do Ministério da Ciência e Tecnologia [MCT] e do governo federal poderemos utilizar uma biblioteca ligada on-line com as principais instituições do mundo. Acredito que as pessoas do meio acadêmico e universitário vão ter um ganho muito grande com esse acesso rápido e facilitado a uma rede mundial de informações de pesquisa e tecnologia".

Essa é a primeira fase do projeto, que contou com a alocação de R$ 600 mil reais, oriundos diretamente do MCT, e pretende fazer com que a Biblioteca também se torne um grande centro de inclusão digital e que possa ampliar o conhecimento dos estudantes e da população da capital.

Ao final da solenidade, o ministro Sergio Rezende e o governador Arruda fizeram questão de elogiar o trabalho desenvolvido pelo ex-secretário para Inclusão Social do MCT, Rodrigo Rollemberg, que foi um dos precursores do projeto.

Estrutura do projeto

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vai ser a responsável pela conexão utilizada no local, e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), pelo compartilhamento de informações entre as principais bibliotecas do mundo.

As duas instituições são ligadas ao MCT e possuem grande know-how nesse tipo de empreitada. A RNP, através de sua rede de alta velocidade, realiza a interligação entre vários centros acadêmicos espalhados pelo País e é responsável pela criação de grandes redes de conhecimento.

Já o Ibict tem grande experiência na publicação de periódicos e artigos, realizando um papel importante na divulgação de material acadêmico e dos principais centros de pesquisa do mundo.

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/43309.html

Consulta em noticias