RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

RNP divulga salas de videoconferência disponíveis no País


MCT

27.02.2007


O cadastro de salas de videoconferência no site da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT) vem crescendo. Hoje, já são divulgadas salas de quarenta instituições em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal. O objetivo é informar à comunidade científica brasileira quais instituições de ensino e pesquisa dispõem de recurso de videoconferência no País.

Desta forma, facilita-se a comunicação entre as comunidades de pesquisa e educação nacionais, promovendo mais agilidade e economia.

O recurso de videoconferência vem sendo cada vez mais utilizado. A RNP dispõe de uma unidade de controle multiponto (MCU), que permite a comunicação, por videoconferência, de usuários em várias localidades simultaneamente.

O agendamento desse equipamento aponta a realização de 455 videoconferências desde o início da implantação do serviço na rede Ipê, em maio de 2004, com uma taxa de crescimento de cerca de 40% ao ano. Neste número não estão contempladas as videoconferências ponto-a-ponto, nem aquelas realizadas por universidades e institutos de pesquisa sem a utilização da MCU da RNP.

Quando foi inaugurada, no início de 2006, a relação de salas de videoconferência no site da RNP contava com 13 instituições. A triplicação, ao longo do ano, do número de salas disponíveis deveu-se, em grande parte, ao projeto "Rede de Videoconferência do MCT".

No projeto foram investidos cerca de meio milhão de reais na compra e instalação de equipamentos de videoconferência em 18 institutos vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), ampliando rapidamente a malha de organizações preparadas para usar o recurso.

O website da RNP informa capacidade, localização e equipamentos usados nas salas, além dos nomes dos responsáveis para contato, padrões de vídeo e áudio suportados e capacidade de conexão.

Veja mais sobre as salas de videoconferência em http://www.rnp.br/videoconferencia/salas/.

Consulta em noticias