RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

RNP abre acesso ao primeiro servidor de chaves PGP


Computerworld

15.02.2007


A Rede Nacional de Pesquisas (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, acaba de abrir acesso ao primeiro servidores de chaves PGP (Pretty Good Privacy) da América Latina. O servidor foi implementado pelo centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais).

O servidor de chaves possui uma interface via web ou via e-mail, capaz de cadastrar, buscar e excluir chaves públicas de usuários em qualquer parte do mundo. Estes servidores formam uma rede, de modo que, se um usuário publicar uma chave em um servidor na Espanha, por exemplo, essa atualização chega a todos os servidores participantes da rede.

O software PGP garante a integridade e confidencialidade de mensagens sigilosas quando se quer enviar um e-mail criptografado (em código), de forma que apenas o destinatário tenha acesso ao seu conteúdo. O software também garante a autenticidade da mensagem, através de assinatura digital, para mensagens não criptografadas.

No servidor de chaves PGP do Cais/RNP, pode-se pesquisar qualquer chave pública da rede mundial de servidores. O endereço, a partir do site da RNP.

fonte: http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2007/02/15/idgnoticia.2007-02-15.7023110439/IDGNoticia_view

Consulta em noticias