RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Belém ganha primeira rede de alta velocidade em internet


Agência Pará

23.01.2007


Belém será a primeira capital brasileira a contar com os serviços da Rede Metropolitana de Alta Velocidade (RMAV), que está sendo implantada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para disponibilizar transmissão de dados e diversos serviços públicos por meio da internet.

A inauguração da rede de Belém acontecerá em março, conforme ficou acertado nesta segunda-feira (22), entre a governadora Ana Júlia Carepa e o ministro Sérgio Rezende, da Ciência e Tecnologia.

A Rede Metropolitana de Belém faz parte da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que já integra diversas instituições em todo o país. Com a rede, várias entidades de Belém vão poder trocar informações, transmitir dados e disponibilizar serviços, o que vai gerar diversos benefícios para a comunidade.

"Vamos economizar tempo, dinheiro e melhorar o atendimento à população nos mais diversos setores públicos, como na saúde", ressaltou Ana Júlia, que foi ao ministro fortalecer a parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia para ampliar a RNP no Pará.

O ministro salientou que, graças ao esforço do atual governo paraense, será possível inaugurar a Rede Metropolitana de Belém e levar os serviços da RNP para outros municípios do Pará, conforme reivindicou Ana Júlia. A governadora solicitou ao ministro que também sejam implantadas redes de alta velocidade nos municípios de Santarém, Marabá e Bragança, contemplando, assim, regiões estratégicas ao desenvolvimento do Estado. "O projeto da governadora é possível e é viável", garantiu o ministro.

Na audiência, o ministro recomendou à governadora ampliar as parcerias com outros órgãos do governo federal para expandir a rede de alta velocidade. Hoje, Ana Júlia terá audiência com o presidente da Eletronorte, Carlos Nascimento, quando discutirá a utilização da malha de cabos de fibra ótico da empresa para levar a rede de alta velocidade a outros grandes centros urbanos do Estado.

O projeto de ampliação da rede no Pará está sendo coordenado pelo secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, que acompanhou a governadora na audiência no MCT.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Primeira rede de acesso à Internet no Brasil, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) integra mais de 300 instituições de ensino e pesquisa no país, beneficiando a mais de um milhão de usuários. Em 2005, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) lançou a Nova RNP.

O objetivo é melhorar a infra-estrutura de redes em níveis nacional, metropolitano e local (redes de campus); atender, com aplicações e serviços inovadores, as demandas de comunidades específicas (telemedicina, biodiversidade, astronomia etc.); e promover a capacitação de recursos humanos em tecnologias da informação e comunicação.

fonte: http://www.pa.gov.br/noticias2007/01_2007/23_02.asp

Consulta em noticias