RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

UFPB disponibiliza sistema de telefonia VoIP e cadastra usuários


O Norte Online

28.12.2006


Servidores e professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) já podem efetuar chamadas locais e interurbanas, através do sistema VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet), instalado pela Divisão de Energia e Equipamento da Prefeitura Universitária e que vai permitir maior comunicação entre universidades e outras instituições de ensino públicas.

As ligações serão gratuitas para os usuários cadastrados e abrangerão somente as cidades onde existe um ponto da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que coordena o sistema.

O engenheiro Roberto Ribeiro Cruz, coordenador dos serviços VoIP na UFPB, disse que para se cadastrar o servidor ou professor deve enviar e-mail para fone@prefeitura.ufpb.br. Nessa mensagem deve constar nome completo, CPF, matrícula na instituição, nome do setor onde trabalha. A Prefeitura universitária montou uma operadora de telefonia e nessa central uma equipe vai analisar os dados de cada um e aprovar o cadastro.

Uma senha individual será remetida ao interessado que, por sua vez, também terá de realizar alguns procedimentos para que tenha livre acesso ao serviço. Um deles é a instalação do software X-Lite no computador do usuário.

O novo sistema não permite ligações para celulares e se destina, principalmente, à efetivação de chamadas interurbanas, facilitando a comunicação entre as universidades. As chamadas podem ser feitas de computadores da UFPB ou de outro local, desde que o usuário disponha do sistema de banda larga. Os computadores com acesso à internet, através do sistema convencional, não são compatíveis com o VoIP.

Para implantar o novo sistema de comunicação, a UFPB enviou profissionais de telecomunicação e informática para treinamento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Alguns equipamentos necessários ao funcionamento do VoIP foram fornecidos à UFPB pela Rede Nacional de Pesquisa.

fonte: http://www.jornalonorte.com.br/noticias/?70213#

Consulta em noticias