Usuários de Internet da América Latina e Caribe assinam acordo com a Icann

Lacralo é a primeira entidade regional de usuários Internet reconhecida pela organização

MCT

12.12.2006

O Fórum Regional de Usuários de Internet da América Latina e Caribe (Lacralo - Latin American and Caribbean Regional At-Large Organization) assinou acordo com a Icann, tornando-se a primeira entidade regional de usuários Internet reconhecida pela organização. A parceria foi firmada durante a 27ª reunião da Icann, promovida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), de 2 a 8 de dezembro, em São Paulo.

Pelo acordo, que beneficia todas as pessoas que usam a rede na região, o Lacralo, formado atualmente por um grupo de 22 associações de usuários de Internet, passa a contar com dois representantes no Comitê Consultivo de Usuários (Alac, da sigla em inglês, At Large Advisory Committee), que terão como missão cuidar dos interesses destes países perante o board da Icann.

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann – Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet) é uma entidade sem fins lucrativos, responsável pela alocação do espaço de endereços de Protocolos da Internet (IP), pela atribuição de identificadores de protocolos, pela administração do sistema de domínios de primeiro nível, tanto genéricos (gTLDs) quanto de códigos de países (ccTLDs), e também pelas funções de gerenciamento do sistema de servidores-raiz.

Sobre o Comitê Gestor

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) é responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no país. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br e responde pelo registro de nomes de domínio (Registro.br), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) e pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br). O NIC.br também executa diversos projetos, entre os quais o de Indicadores, cujo objetivo é coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços de Internet no País.

Nelson Simões, diretor geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT), é representante titular da comunidade científica e tecnológica no CGI.br.