RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Troca de informação

Canais universitários ganham portal


Agência Estado

09.12.2006


Começa a funcionar na próxima quarta-feira uma operação que permitirá um intercâmbio nacional entre todas as unidades que compõem a Associação Brasileira de Televisão Universitária, ABTU. Batizado como Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (RITV), o novo organismo facilitará a troca de programas entre os canais universitários de todo o País, ação que até aqui era feita de modo precário - a troca se dava pela viagem (física ou via internet) de cópias para lá e para cá.

Agora, as TVs universitárias enviarão seus produtos via internet a uma central de operações na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS). Lá, os programas serão disponibilizados num portal para que os sócios da ABTU baixem aquilo que lhes interessar.

O sistema foi viabilizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, ligado aos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação.

Presidente da ABTU, Gabriel Priolli ressalta que o portal resolverá um dos dramas das emissoras universitárias, que é preencher uma grade de programação de 24 horas. Dito isso, enfatize-se ainda a grande troca de experiências que nasce aí e a redução de custos que isso representa.

fonte: http://www.estado.com.br/editorias/2006/12/09/cad-1.93.2.20061209.48.1.xml?

Consulta em noticias